Pipo é DAM e venceu POPs!

Chama-se Pipo e é um pequeno banco ou uma mesa de apoio para levar para qualquer lado. Mobiliário mui portátil. Foi este o projeto que, na categoria de mobiliário, convenceu o júri da 6a edição dos POPs – Projetos Originais Portugueses -, promovido pela Loja de Serralves, por reunir maior criatividade, originalidade e potencial comercial.

A DAM é uma jovem marca portuguesa que se dedica, e bem, ao design, artesanato e ao mobiliário. Em 2013, os Designers Hugo SIlva e Joana Santos venceram os POPs na categoria de mobiliário com as peças Nel e Maria , duas mesas de cabeceira que exploram o género e o humor. Do merecido prémio resultou a criação da marca DAM, a consequente estreia internacional na Feira 100% Design, em Londres, e o desenvolvimento de outras peças. Um prémio que deu asas a sabia usa-las para voar. Recentemente, a DAM concorreu à 6.ª edição dos POPs, desta vez com o Pipo, o qual foi selecionado entre centenas de candidaturas ao desafio. É um senhor, este Pipo.

Inspirado na cultura do vinho, num dos símbolos de Portugal, no mundo. Pipo, com as dimensões de L40 x P40 x A45 cm, remete para a tradicional pipa de madeira utilizada no transporte e armazenamento de vinho. A mobilidade do produto associa-se à expansão comercial do vinho. Como? Pois cada pessoa é convidada a transportar o saber e conhecimento deste nectar. Esta peça foi produzida em aglomerado de cortiça negro (e corda de cânhamo), fazendo referência à tonalidade das pipas envelhecidas. Este material torna-o ainda leve e anti-derrapante, é a primeira peça em cortiça projetada pela marca. Como dissemos ao início “mui portátil”. A corda acentua o aspeto de velho e pode ter várias cores, tornando o Pipo mais bem humorado e adaptável aos ambientes e gostos das pessoas. Cada cabeça sua sentença/cor.

E sim, o Pipo foi especialmente desenhado para o concurso POPs em homenagem a região demarcada do Douro e à cidade do Porto. A cultura do vinho contém histórias e saberes transmitidos de gerações em gerações e as pipas utilizadas no armanezamento e transporte do vinho são os contentores destas histórias.

Portanto, Pipo é DAM e venceu POPs. Merecido e a ter!  •

+ DAM