Estrearam-se no Theatro Circo em Outubro de 2011 e três anos passados, os Dear Telephone regressam no final deste verão com novos concertos na bagagem.
O seu “Taxi Ballad”, primeiro álbum de longa duração da banda, segue para uma série de quatro concertos que fecharão o ciclo deste álbum:
29/08 – Theatro Circo, Braga;
18/09 – Q Mostra – Casa das Artes, Famalicão;
09/10 – Passos Manuel, Porto;
10/10 – Centro Cultural de Belém, Lisboa;
17/10 – Theatro Gil Vicente, Barcelos.
Cada um destes espetáculos será único e especial, pois a banda reunirá músicos convidados – diferentes a cada concerto – ligados à sua história. Levantando o véu do primeiro concerto, na sala bracarense, estarão acompanhados de Jorge Coelho (Torto; Estilhaços), Gil Amado (Long Way to Alaska; We Trust) e Fred (At Freddy’s House; Mundo Cão).
Formados em 2010, os Dear Telephone são Graciela Coelho, André Simão e Ricardo Cibrão (companheiros nos La La La Ressonance) e Pedro Oliveira (baterista de peixe:avião e Old Jerusalem). Inspiram-se no nome da curta-metragem de Peter Greenaway “Dear Phone” (1976) para deixar expressa a vontade de decantar novelas e melodramas de bolso, em composições duras e frugais. Com o primeiro registo editado em Março de 2011 pela PAD, o EP “Birth of a Robot”, foram bem recebidos pela imprensa e representaram Portugal na edição de Agosto 2011 do “Music Alliance Pact”. Merecem destaque em alguma imprensa estrangeira, como a japonesa P+M Magazine e integram a banda sonora da curta-metragem brasileira “Contramão”, de Fábio Menezes. O ano de 2012 foi dedicado ao processo de composição de “Taxi Ballad” – que se viu editado em Maio de 2013.
Sons nacionais a colocar na agenda e a ouvir. •
+ Dear Telephone