P=D Jorge Leal / Galeria Bangbang

It is the bareness of drawing that I like. The act of drawing is what locates, suggests, discovers. At times it seems enough to draw, without the distractions of color and mass. Yet it is an old ambition to make drawing and painting one.” – Philip Guston, Collected Writings, Lectures, and Conversations.

Jorge Leal prepara-se para apresenta a exposição “P=D” – De quando a pintura se começa a transformar em desenho. Desde 2013 o artista plástico tem vindo a dedicar especial atenção, no seu método de trabalho, à relação entre pintura e desenho. Tendo a sua tese de doutoramento como base, como promotor de mudança, começou a traduzir desenhos para a pintura “no sentido de testar a possibilidade de a pintura se transformar em desenho ou, pelo menos, ser alterada no seu interior por ele.

P=D (Pintura igual a Desenho) simboliza a procura de entender a relação entre desenho e pintura no sentido de anular a diferença entre os dois universos. Os trabalhos que apresenta na Galeria Bangbang – na Rua Dr. Almeida Amaral, 30b, Lisboa – são a suma de um ano de investigação desenvolvido por Jorge Leal. “Utilizo desenhos feitos em cadernos (viagens e dia-a-dia) ou no atelier (a partir de observação directa de modelo vivo ou objectos e imagens). Procuro que a pintura mantenha as características do desenho original, rapidez do esboço ou reflexão do desenho de observação prolongado. Interessa-me especialmente a hesitação e o erro dos desenhos e a sua incorporação no trabalho final. Em alguns trabalhos sobreponho pinturas que mimetizam desenhos que se vêem à transparência nas folhas dos cadernos. Os fundos são trabalhados para servir o desenho. Pela primeira vez no meu trabalho incorporo palavras nas pinturas tal como acontece espontaneamente enquanto desenho. P=D fixa o estado actual do meu trabalho, propondo uma auto-reflexão sobre os caminhos possíveis de seguir a partir destes resultados.” – Jorge Leal.

Uma exposição a inaugurar no dia 12 de setembro, sexta-feira, pelas 19h30, e que estará patente até dia 1 de novembro deste ano. Passe por lá.  •

+ Galeria Bangbang