11 de Outubro de 2014 marca o nascimento do ELEPHUN PARK™ — Urban Art Fest, em Albergaria-a-Velha. Naquela que se quer (e deseja) como a 1.ª de muitas edições do evento, música, escultura, dança, teatro de rua, pintura, artesanato, entre outras artes, apresentam-se ao público.
“É um projecto ambicioso, com uma equipa jovem, dinâmica e dedicada. Equipa essa apologista da paz e da harmonia pela humanidade e natureza, como também da sua preservação”. É desta forma que os criadores do festival se assumem e o definem, na sua página oficial. A ideia nasceu do esforço e dedicação de um grupo de ‘malta nova’, que se propôs oferecer uma novidade à sua cidade local e ao mesmo tempo promover a cultura. Nas palavras da própria organização: “A necessidade de criar algo diferente e inovador, foi fundamental para prosseguirmos com o projecto. A escassez de eventos locais do género e direccionados aos jovens, obrigou-nos a tomar uma atitude revigorante, que ajudasse ao rejuvenescimento da nossa região”.
Naquela que se pretende que seja a 1.ª edição do evento, artes e natureza unem-se para passar a mensagem. Promover novas formas culturais e artísticas, conseguindo simultaneamente consciencializar as pessoas para a importância da preservação do meio ambiente. Quem andar pelo recinto poderá, por exemplo, dançar ao som de música electrónica, admirar pinturas e esculturas, participar em workshops de ioga e capoeira. Ao mesmo tempo, será sensibilizado para os cuidados a ter com o meio envolvente, familiarizando-se com conceitos como reciclagem e pegada ecológica. O visitante terá assim acesso a uma espécie de dois em um: diversão + informação.
As portas da Quinta da Boa Vista / Torreão abrem às 17h, para um final de tarde e uma (longa) noite de muita animação e diversão. Para se poder orientar e organizar, tome nota:
Recinto:
18h – 20h – jazz, chill-out, blues, downtempo, entre outros
22h – 00h – rock, com os Miles From Buckingham
Área principal:
24h – 1h – Hélder Pereira
1h – 2h – Terzi
2h – 3h30 – os portugueses Freshkitos
3h30 – 5h – Gez Varley aka G-Man, estreia em solo nacional
5h – Zorgan
Workshops e actividades:
18h – workshop de yoga
17h – 24h – actividades de escultura e artesanato
22h – workshop de jinhakenpo
23h – workshop de capoeira
Pequenos e graúdos, locais e forasteiros, conservadores e arrojados serão bem-vindos. ”É um festival para todos”, frisa a organização, que conta com o apoio da CM de Albergaria-a-Velha, da Associação de Jovens Empreendedores de Albergaria e da ONG WWF Portugal nesta aventura.