Há novo design nacional no mundo dos interiores, a nossos pés. Gradient é nome de tapete.
“No design de um produto, é igualmente importante o processo bem como o resultado final.” Verdade que não se discute, pois o processo determina a qualidade e durabilidade, de um produto por nós imaginado. Gradient é novo design nacional, pela mão de Luís Nascimento, e desafia o processo da tufagem de tapetes permitindo alcançar um resultado completamente distinto.
A tufagem de um tapete, realizada manualmente ou a máquina (cnc), define-se pela inserção de fibras numa tela, do verso para a frente. Cada área definida para o desenho pretendido é tufada separadamente com a cor pré-definida. Dependendo do número de fios que se usam simultaneamente na tufarem e no detalhe do desenho, a capacidade técnica de execução condiciona claramente o resultado final do produto. No entanto, por mais detalhado que seja o desenho, a capacidade técnica de execução e cores disponíveis, a diferença entre cada área distinta do tapete, por mais ténue que seja irá sempre notar-se uma diferença.
Gradient nasce com um processo totalmente novo, uma vez que trabalha sobre a superfície final do tapete. A tufagem é feita de um modo normal, sem diferenciação de áreas nem cores, sendo mais rápida e eficiente. Na fase final do produto, este sofre uma ação direta de um pulverizador que interage na superfície do tapete sem alterar as características da fibra usada. É, praticamente, uma pintura controlada sobre o tapete, que permite obter gradientes de cor suaves que seriam impossíveis de obter com a técnica de tufagem. O resultado é o que lhe mostramos aqui, permitindo obter gradientes de grandes ou pequenas dimensões.
A Desistart Group, que acolhe Gradient, é uma empresa produtora de tapetes que usa exclusivamente a técnica de tufagem manual. A grande versatilidade desta técnica permite usar um grande número distinto de fibras desde lã da Nova Zelândia a sedas, mohair, linho, viscoses, etc. Permite também produzir um tapete com qualquer formato e dimensões, aliado à possibilidade de oferecer um desenho personalizado. Luís Nascimento é um designer português e o seu trabalho situa-se entre o design de produto e o design gráfico. Inspira-se na arte do saber fazer e acredita que não há substituto para um artesão talentoso quando se trata de oferecer produtos de qualidade, na manufatura está parte da exclusividade e qualidade; o seu trabalho tem sido exibido a nível nacional bem como internacional e já conta no seu currículo colaborações com a Droog, TemaHome, Piodão Group, ExperimentaDesign, Sofalca, Loja do Sal. Gradient é geometria pura a seus pés com a qualidade assegurada da manufatura. Que tal, vai dar cor ao seu espaço? •
+ Luís Nascimento
+ Desistart Group