Exposição: “Pertenço-me” / Martinho Dias

Amanhã, dia 1 de novembro, pelas 16h00, inaugura a exposição de pintura “Pertenço-me”, de Martinho Dias. Pertença à cultura e aos nossos artistas e compareça no MAC – Movimento de Arte Contemporânea, na cidade de Lisboa.

Martinho Dias, nasceu em 1968, em Trofa, onde reside e trabalha, é mestre em “Artes Plásticas – Pintura”, pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Um veterano com técnica construída que inaugura uma exposição que deve visitar. Martinho está representado no “NY Arts Annual Catalogue 2009” e na revista “NY Arts -Top Websites 2010”, Nova Iorque, reconhecimento internacional merecido, reconhecido. Em Agosto de 2012 o seu trabalho esteve em destaque na rubrica semanal do curador Chenoa Solis, na Saatchi Art Gallery, de Londres. No mesmo ano, representou Portugal no 10o Simpósio Artístico Internacional, em Saarbrücken, na Alemanha, e o Município da Trofa atribui-lhe a Medalha de Mérito Cultural – 2012. Caso ainda dúvidas tivesse da consistência e força do trabalho deste artista plástico, somaram-se mais estes reconhecimentos. Em 2013, foi convidado a participar na bienal internacional Isola dei Colori, em Itália, tendo aí realizado uma obra ao vivo – “Passaggeri” – a qual foi adquirida pela associação AVAS e doada à população de Sant’ Antioco, Sardenha. Recentemente, duas obras suas foram escolhidas para ilustrar o artigo Asian Ronald Coase, do professor Frank Lorne, publicado numa respeitável revista de economia de Hong Kong. Se olhar apenas para um quadro entende a razão destes convites, prémios, representações. Se vir toda a obra, difícil vai ser não querer ter um quadro de Martinho Dias, no seu espaço. Martinho Dias junta ao seu exercício de pintura, no seu curriculum, o ter sido lente de Artes Visuais até 2009 e o ter ilustrado diversos livros de literatura infanto-juvenil. Alguns dos seus projetos contaram com a participação de personalidades de áreas diversas, sobretudo da música, como o Maestro António Victorino D’Almeida, Eurico Carrapatoso ou a cantora Amélia Muge, o músico espanhol Kepa Junkera, o artista e performer italiano Alzek Misheff, para além de Peter Ablinger, Gianluigi Trovesi ou Pauline Oliveros, entre outros. É pintor forte, seguro, com uma linguagem indubitavelmente sua.

© Martinho Dias, “Somos Todos Pecadores”, 115 x 140 cm, acrílico s/ tela, 2014.

(…). Martinho Dias perfaz o contorno, realiza o movimento, concretiza a ideia num imaginário pictórico único que lhe atribui um lugar marcante nas artes plásticas portuguesas. As suas telas refletem reminiscências que instigam a imaginação e afloram a lembrança de qualquer observador, conferindo harmonia e beleza à trivialidade do quotidiano. O grafismo, aqui afirmado como elemento estilístico, afirma a autonomia da cor, que polariza e atrai a fluidez antropomórfica das formas, é na sua obra de uma importância fundamental. (…). A arte de Martinho Dias, extraordinariamente sensível na fluidez da linguagem das formas, na vigorosa materialidade da cor, na força e no encanto da sua evasão e do seu êxtase, é uma fascinante e esplêndida aventura espiritual e técnica. (…). Em “Pertenço-me” título da exposição que agora nos apresenta no MAC- Movimento Arte Contemporânea, mostra-nos a sua constante evolução, a sua busca sem fadiga, a qualidade intranquila da sua poética, que faz de cada momento uma reencarnação imprevisível, uma nova conquista, um constante enriquecimento. (…). O vigor e qualidade do conjunto destas obras farão, com toda a certeza, que Martinho Dias ocupe um significativo lugar nas artes plásticas do nosso país, pela pintura que vem construindo e a que já nos habituou, confirmando o talento e sobretudo a qualidade técnica e criativa deste artista.“, Álvaro Lobato de Faria – Diretor-Coordenador do MAC.

© Martinho Dias, “Julgamento Sumário”, 110 x 130 cm, acrílico s/ tela, 2014.

Com vários prémios recebidos de pintura e o seu trabalho, para além de estar representado em diversas coleções, ter vindo a ser mostrado em várias exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro, esta é uma exposição (patente até dia 28 de novembro) que aconselhamos a colocar em agenda e a visitar, em Lisboa. A ir!  •

+ Movimento de Arte Contemporânea
+ Martinho Dias
© Pintura de destaque: Martinho Dias, “Lição de Anatomia dos Electrodomésticos”, 130 x 110 cm, acrílico s/ tela, 2014.