Audrey Hepburn: Portraits of an Icon / Londres

A National Portrait Gallery, em Londres, anuncia uma grande exposição de fotografia onde a inesquecível Audrey Hepburn é a musa.

A vida e carreira fascinante de uma diva do cinema, ícone da moda e humanitária – Audrey Hepburn – será visitada numa nova exposição de fotografia, na National Portrait Gallery (NPG), no próximo ano de 2015, no mês de julho. A notícia chegou-nos ontem da NPG e para que prepare, com tempo, uma ida a terras de Sua Majestade, hoje falamos do que vai poder ver no verão de 2015: uma seleção notável de fotografias clássicas e raramente vistas da atriz britânica, que tanto sucesso teve (e que perdura). “Audrey Hepburn: Portraits of an Icon”, estará patente na NPG a partir de 02 de julho até 18 de outubro de 2015. Será uma viagem na ascensão de Hepburn para a fama, desde os seus primeiros anos na Holanda e como bailarina no West End, em Londres, até se tornar um ícone dos dos palcos e da sétima arte, culminando no seu trabalho filantrópico, numa fase mais tardia da sua vida. Esta exposição vai mostrar fotografias raramente vistas da colecção da família Hepburn junto com retratos icónicos de Hepburn tirados pelos melhores fotógrafos do século XX como Richard Avedon, Cecil Beaton, Angus McBean, Irving Penn e Norman Parkinson – retratos que tantas vezes cruzam o nosso olhar e que nos prendem a eles.

© Audrey Hepburn by Cecil Beaton, 1954.

Na exposição irá ver Hepburn no palco do reconhecido clube noturno londrino Ciro, localizado em Orange Street, bem no início da sua carreira, na produção de “Petite Sauce Tartare” de Cecil Landeau (1949) e “Summer Nights”de 1950. As aparições de Hepburn no Ciro, aquando dos seus vinte e poucos anos, foram algumas das primeiras a acontecer em Londres e que muito contribuíram para o lançamento da sua carreira, levando o seu talento a ser agarrado para uma série de filmes britânicos incluindo “One Wild Oat” (1951), “Laughter in Paradise” (1951) e “Secret People” (1952 ). Porém, não só o lado dos palcos e da grande tela estará em exibição. Entre os destaques da exposição vão estar fotografias de família de Hepburn praticando ballet na sua juventude e os seus primeiros trabalhos em Londres, como um modelo para fotografias de Antony Beauchamp, além da bem sucedida campanha realizada para a Crookes Lacto-Calamine (creme de pele) com fotografia por Angus McBean, em 1950.

Às fotografias acima mencionadas há a juntar uma série, raramente vista, de fotografias por Mark Shaw, tiradas durante o making of de “Sabrina”, em 1953, e publicado como um ensaio fotográfico na revista Life, que trará à exposição da NPG uma perspetiva única sobre a vida de Hepburn on e off-set, já que a Shaw foi concedido um acesso sem precedentes aos bastidores do filme para realizar este ensaio fotográfico. Hepburn, desejada por tantas lentes famosas, aparece também retratada em fotografias por Larry Fried, onde poderemos ver uma Hepburn no seu camarim, na Broadway, para “Gigi” (1951); passando por uma diva capturada numa fotografia em Itália durante as filmagens de”War and Peace” (1955) por Philippe Halsman e George Daniell; fotografias publicitárias para “Funny Face” (1957); e fotografias de Terry O’Neill, no bastidores, durante a realização do filme “How to Steal a Million” (1966) e “Two for the Road” (1967). Todas estes exemplos estarão, em 2015, na NPG, documentando a transformação de Hepburn na década de 1950 e seus papéis-chave na palco e no cinema.

Junto com as várias fotografias estarão presentes, na exposição, produções para revistas como revista da Picturegoer de 1952 até à capa a revista Life – onde Hepburn aparece em Givenchy para seu papel em “Breakfast at Tiffany’s” (1961), fotografia tirada por Howell Conant – , cartazes de cinema originais, entre outros elementos efémeros que completam a história de uma das mulheres mais fotografadas, no mundo. A exposição conta com a curadoria de Terence Pepper, Senior Special Advisor on Photographs, na NPG, e Helen Trompeteler, Associate Curator on Photographs, na NPG. “Audrey Hepburn: Portraits of an Icon” é uma viagem pela a ascensão cativante de uma das primeiras estrelas verdadeiramente internacionais.

© Audrey Hepburn in Rome by Cecil Beaton, 1960.

Pim Baxter, Vice-Diretor da National Portrait Gallery diz, sobre esta estrela inesquecível: “Audrey Hepburn was one of the world’s most celebrated actresses, and I am delighted that the National Portrait Gallery will hold a major photography exhibition exploring the life and work of such a significant and much-loved figure who spent the formative early years of her career in Britain. It is particularly appropriate that the exhibition will be staged in such close proximity to where she performed as a young woman at the very start of her career.” Nascida em Bruxelas, Bélgica, em 1929, filha de uma Baronesa holandesa e de um pai anglo-irlandês, Hepburn mudou-se de Amesterdão para Londres no final de 1948, para usufruir de uma bolsa de estudos na Rambert Ballet School, em Notting Hill. Após uma série de performances, com papéis secundários, no West End, Hepburn fez suas estréias no cinema britânico, tendo a sua mui elogiada performance no palco com “Gigi” (1951) catapultado Hepburn para o público americano e confirmado o seu lugar como uma nova estrela, como diva. Ao longo dos anos 1950 e 1960, a carreira de Hepburn floresceu com uma série de papéis de grande sucesso, tornando-se a primeira atriz a ganhar um Oscar, um Globo de Ouro e um BAFTA Award para uma única apresentação, com o seu papel principal em “Roman Holiday”, de 1953. Hepburn trabalhou como Embaixadora da Unicef desde 1988 até sua morte, em 1993, foi premiada com a Presidential Medal of Freedom em 1992, como reconhecimento pela sua contribuição para as artes e pelo seu trabalho humanitário.

Única, inconfundível, admirada, desejada… e tanto mais se pode dizer sobre este grande nome dos palcos, do cinema, do mundo. Audrey Hepburn encantava a lente, os fotógrafos com uma beleza e elegância inata, nunca ultrapassada por uma outra atriz. Em Londres, no ano novo que se aproxima, será convidado a viajar por momentos da vida de Hepburn através da fotografia que tantos momentos imortalizou, deste ícone.

© Audrey Hepburn by Bud Fraker, for Sabrina Paramount Pictures, 1954.

Que tal uma ida a Londres, em 2015, para visitar uma exposição única de uma diva ímpar? A tomar nota, a agendar uma ida à National Portrait Gallery.  •

+ National Portrait Gallery
© Fotografia de destaque: Audrey Hepburn photographed wearing Givenchy by Norman Parkinson, 1955.