Em concerto: Nelson Cascais / CCVF

Esta quarta e quinta-feira, 04 e 05 de março, o ciclo Histórias de Jazz em Portugal, da autoria de António Curvelo e Manuel Jorge Veloso, e coprodução do Hot Clube de Portugal e do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), realiza a última sessão em solo vimaranense, com dois momentos noturnos a reter.

Na 14.ª sessão, o músico-pivot será o contrabaixista Nelson Cascais que vai Guimarães partilhar a sua perspetiva sobre o universo sonoro do jazz. Na primeira noite, 04 de março, o contrabaixista Nelson Cascais conversa com os autores do ciclo sobre a sua carreira artística profissional e a cena atual do jazz em Portugal, com audição de música gravada. Às 23h15, segue-se um concerto por um combo do Conservatório de Música do Porto, com repertório de originais e peças associadas à carreira de Nelson Cascais. Na segunda noite, haverá uma nova conversa dos autores, com os músicos Demian Cabaud, Gonçalo Marques e João Mortágua, que abordará as suas próprias carreiras, as perspetivas atuais e futuras do jazz nacional e, ainda, a obra e papel de Nelson Cascais, na cena musical – a conversa será ilustrada com a audição de exemplos gravados. E, por fim nesta segunda e última sessão, às 23h15, no Pequeno Auditório do CCVF, terá lugar o “concerto carta branca” de Nelson Cascais, com músicos por si, livremente, escolhidos.

De lembrar que o ciclo Histórias de Jazz em Portugal se divide ao longo 16 sessões que começaram em janeiro de 2014 e se prolongarão até maio deste ano. Cada uma das 16 sessões, de caráter público, decorre em duas noites sucessivas e com um programa duplo, constituído por quatro módulos distintos (dois por noite). Não pretendendo ser uma interpretação da “História do Jazz” em Portugal, este ciclo também não visa consagrar uma qualquer lista subjetiva dos “melhores músicos” de jazz portugueses, não há nenhuma intenção de criar uma seleção de eleição. Escolhidos os 64 participantes de acordo com critérios gerais previamente definidos – cruzamento de gerações e orientações estéticas; a importante descentralização regional; multiplicidade de funcionalidades e experiências musicais –, os 16 músicos-pivot valem como símbolos representativos, na sua diversidade, do passado, presente e futuro do jazz português, corporizando uma visão multidisciplinar capaz de testemunhar o pluralismo da identidade coletiva do jazz profissional que hoje se faz em Portugal, ultrapassando ou atenuando barreiras estéticas e tecendo uma teia de relações equilibradas no seio da comunidade jazzística. É falar sobre e ouvir jazz.

Daí que os 16 nomes – André Fernandes, André Sousa Machado, Bernardo Moreira, Carlos Azevedo, Carlos Barretto, Carlos Bica, Gonçalo Moreira, João Paulo Esteves da Silva, Jorge Reis, José Pedro Coelho, Maria João, Mário Barreiros, Mário Laginha, Nelson Cascais, Pedro Moreira e Zé Eduardo – retratem, lado a lado e à revelia de estatutos hierárquicos sem sentido, personalidades reconhecidas nacional e internacionalmente, músicos em recente e contínua afirmação e, também, jovens promessas que indiciam já, na opinião dos autores deste ciclo, uma progressiva evolução merecedora de especial atenção. É indubitavelmente o fazer de uma história jazz viva, onde todos os intervenientes têm um igual peso na construção dessa mesma história. As noites de 04 e 05 de março dividem-se entre o Café Concerto e o Pequeno Auditório do CCVF e os bilhetes têm o custo de 5 euros, podendo ser adquiridos na bilheteira do Centro Cultural Vila Flor e da Plataforma das Artes e da Criatividade, Lojas Fnac, El Corte Inglés, Worten, entidades aderentes da Bilheteira Online e no site do CCVF.

Noites de jazz, em Guimarães. Alinha? •

+ CCVF
© Fotografia: Nelson Cascais, por António Flor, 2013.

Partilhe com os seus amigos: