Sam Smith (e mais) / Alive’15

Como grande festival que é… continuam a chegar mais e novas confirmações para o NOS Alive’15 das quais destacamos hoje: Sam Smith.

Depois de vencer quatro Grammy Awards e dois Brit Awards, e a pedido de milhares de fiéis fãs, Sam Smith é a mais recente confirmação do NOS Alive’15. O artista britânico irá passar pelo Passeio Marítimo de Algés, no último dia do festival, 11 de julho, para subir ao Palco NOS e confirmar o porquê de ser considerado um dos mais aclamados artistas da atualidade, com um concerto que promete ser inesquecível. O ano começou em grande para o cantor britânico, que se viu o grande vencedor da 57.ª edição dos Grammy Awards, com quatro galardões conquistados, nas principais categorias da gala, “Música do Ano”, “Melhor Novo Artista”, “Melhor Álbum” e “Gravação do Ano”, respetivamente. 2014 foi igualmente um ano de sucesso para Sam Smith, ano em que foi vencedor dos quatro prémios para os quais estava nomeado nos MOBO Awards, vencedor de um Q Award, e considerado melhor artista masculino nos American Music Awards. O disco de estreia do músico, “In The Lonely Hour”, editado em maio de 2014, entrou diretamente em N.º 1 no TOP britânico e em N.º 2 no Billboard TOP 200, nos EUA. Até à data, o álbum multiplatina já vendeu mais de cinco milhões de cópias em todo o mundo, batendo recordes de venda nos Estados Unidos, como o artista britânico que mais vendeu na primeira semana do lançamento do álbum.

E seguimos para mais confirmações agora no Palco NOS Clubbing para o primeiro dia do festival, 09 de julho, numa programação que se afigura de peso, para apaixonados da música eletrónica. O Palco NOS Clubbing está de regresso ao Passeio Marítimo de Algés com a promessa de cumprir mais uma vez a tradição que o transformou no local de peregrinação obrigatória dos seguidores de música eletrónica. Tiga atuará na noite de quinta-feira, 09 de julho, com uma atuação de que constarão temas do último disco “Bugatti (Remixes)” editado no ano passado. O DJ e produtor canadiano dá a cara por vários projetos (ZTT, Audion, The Dove, etc) e já criou remisturas para artistas como The xx, Depeche Mode, Moby, Scissor Sisters e LCD Soundsystem. Na sua bagagem conta com dois álbuns em nome próprio, “Sexor” (2006) e “Ciao!” (2009), seis compilações de remisturas e quase 30 singles que são sinónimo do que de mais eletrizante se tem feito na cena da música eletrónica. Ten Walls, o projeto lituano que com apenas três lançamentos discográficos se transformou numa das maiores sensações da musica eletrónica dos últimos anos, atuará imediatamente antes de Tiga e, tal como este, num “live act”. Se “Gotham EP” e “Requiem EP” conquistaram as pistas de dança e lideraram o Beatport no verão de 2013, foi em 2014 com “Walking The Elephants” que o projeto Ten Walls saltou para a 1.ª linha ao subir ao TOP 10 de vendas de Inglaterra. Julio Bashmore, o DJ de Bristol que desde 2009 causa sensação na “house music” também está agendado para a noite de 09 de julho no Palco NOS Clubbing atuando a seguir a Breach, o pseudónimo de Ben Westbeech, DJ britânico, que vive em Amesterdão e que acaba de percorrer o Reino Unido com uma digressão totalmente esgotada por 13 clubes. No final do ano passado, Breach editou o tema “The Key” com a norte-americana Kelis. Benjamin Benstead, a.k.a. Benji B, é inglês, DJ, tem um programa semanal na BBC e destacou-se de há 5 anos para cá com a criação da “Deviation Nights”, uma noite de “Clubbing” pela qual já passaram nomes como Flying Lotus, Hudson Mohawke, Joy Orbison, e muitos mais. Eclair Fifi, alter-ego de Clair Stirling, uma jovem multifacetada escocesa que faz ilustração, styling, set design, animação, eventos e DJ. Na editora Lucky Me é responsável pelas capas (agora clássicas), vídeos e styling. Atua como DJ desde os 16 anos e foi apresentada ao “house” de Chicago e ao “tecno” de Detroit pelos pais. É a DJ favorita de Azealia Banks com quem trabalha regularmente tanto nas suas “Mermaids Ball Party” como atuando nas suas digressões. Este ano estreou-se também como modelo dando a cara pela coleção primavera/verão da H&M. Nos seus sets ouve-se R&B, techno, garage, disco e hip hop.

Veja aqui os nomes já confirmados:

O NOS Alive, nomeado um dos 10 melhores festivais da Europa, no European Festival Awards, e igualmente nomeado um dos 10 melhores festivais do Mundo, que se realizam fora do Reino Unido, nos UK Festival Awards, espera por si nos dias 09, 10 e 11 de julho, deste ano. Os bilhetes do festival encontram-se à venda nos locais habituais. Já tem o seu?

A ir, em julho, no Passeio Marítimo de Algés. •

+ Sam Smith
+ Tiga
+ Ten Walls
+ Julio Bashmore
+ Benjamin Benstead
+ Eclair Fifi
+ Alive’15
+ Alive na Mutante
© Vídeo: Sam Smith, “Latch (Acoustic)“.
© Imagem de capa: Sam Smith.

Partilhe com os seus amigos: