Ópera / O cavaleiro das mãos irresistíveis

Há Ópera em Almada e tem umas mãos irresistíveis… Falamos d’”O cavaleiro das mãos irresistíveis”.

No próximo sábado, dia 11 de Abril, estreia no Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB) “O cavaleiro das mãos irresistíveis, pelas 21h30. O espetáculo do Ensemble MPMP é composto por duas óperas breves, com música de Ruy Coelho e Daniel Moreira, a partir da obra homónima de Eugénio de Castro. A direcção musical é de Jan Wierzba e a encenação de António Durães.

Partindo de um poema de Eugénio de Castro (1869-1944), Ruy Coelho (1889-1986) compôs, em 1927, a ópera “O cavaleiro das mãos irresistíveis”, apresentada em Portugal e Espanha e calorosamente aclamada pelo público e pela crítica de ambos os países. No espetáculo que agora se estreia no TMJB, é-lhe acrescentado um episódio lírico da autoria do jovem compositor Daniel Moreira (n. 1983), que recupera e desenvolve aspectos da narrativa original, deixados de fora do libreto de Ruy Coelho. “D. Sancho, um misterioso fidalgo espanhol com pouco mais de vinte anos, é recolhido por D. Guterre Lopes, depois de sofrer um acidente em Coimbra, enquanto cavalgava. Corre o boato de que as mãos do cavaleiro possuem um poder maligno, mas nada impede o jovem de se aproximar da filha do seu protector, D. Beatriz.

O Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa é uma associação dedicada à divulgação de música de tradição erudita ocidental. Publica, desde 2010, a revista glosas, a única publicação do Mundo exclusivamente dedicada à divulgação da música clássica de países de língua portuguesa, para além de diversos livros e partituras. É parceiro da Biblioteca Nacional, da Orquestra Metropolitana de Lisboa e do Museu da Música.

E este é um evento a colocar na sua agenda, se por Almada andar. •

+ TMJB
© Imagem: Pormenor do cartaz de divulgação d’”O cavaleiro das mãos irresistíveis”.

Partilhe com os seus amigos: