[re]presentation / Frederico Dinis

O Museu Nacional de Machado de Castro apresenta, este mês, um instalação sonora e visual de Frederico Dinis: “[re]presentation”.

“[re]presentation” é uma instalação que se desenvolve em torno de uma narrativa sonora e visual, com o objectivo de explorar a natureza da memória e da imaginação e sua relação com a imagem e o som em contexto local, estabelecendo um diálogo com as emoções do público e criando-se assim um espaço-tempo contemplativo e figurativo. Pretende-se apresentar paisagens sonoras e visuais que esvaziam o particular do Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), e procuram gerar interpretações diversas e emoções ambíguas, de forma a transportar o público para lugares desconhecidos, deixando sempre o discurso em suspenso.

Para o desenvolvimento desta instalação parte-se da recolha de filmagens do MNMC, que posteriormente são trabalhadas de forma a criar as imagens utilizadas para a componente visual e que são produzidas utilizando tempos de exposição longos para reforçar a abstracção visual. A componente sonora é desenvolvida em torno de uma narrativa que resulta da fusão entre sons ambiente, recolhidos no museu, e a concepção de uma peça musical enquadrada no âmbito da música electrónica ambiental.

Ficha Técnica e Artística desta instalação:
Conceito, gravação, edição, som, imagem, e composição – Frederico Dinis;
Produção – Pensamento Voador, associação para a promoção de ideias;
Organização – Pensamento Voador, Associação para a Promoção de Ideias, MNMC;
Apoio – MNMC, Estudos Artísticos/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A instalação estará patente na Sala Hodart do MNMC de 16 a 31 de maio, com inauguração está agendada para dia 16 de maio, pelas 17h00. Há quanto tempo não visita o MNMC? •

+ Museu Nacional de Machado de Castro

Partilhe com os seus amigos: