Decore esta palavra – Murmürando (e sim, escrita desta forma). Memorize este espaço – Galeria Santa Clara, em Coimbra. Agora junte os dois, murmure bem e tem concertos íntimos, numa sala bem acolhedora.
A Murmürio Booking teve um desafio: programar um conjunto de concertos na Galeria Santa Clara. Aceitou e assim surgiu o ciclo “murmürando”. No programa há um cruzamento entre projetos que têm nesta agência a sua casa e outros que, de certa forma, são familiares pela música que os une. Sem mais palavras, segredemos então sobre dois concertos a que não deve faltar, num espaço exquisite, da cidade de Coimbra.
28/06, 17h00 – Flamingos (Pop/ Folk). Um projeto que nos é apresentado assim: “a reencarnação delicada e plural dos escritores de canções João Sarnadas (Coelho Radioactivo) e Luís Gravito (O Cão da Morte). Há muito que a amizade entre os dois se traduz em colaborações nos seus projectos individuais. Nessa cumplicidade que o tempo criou nascem agora os Flamingos, projecto que assume o começo de um longo caminho no sentido da unidade. As canções surgem pela mão de quem dá a primeira deixa e os papéis de guitarra ou voz principal saltitam entre um e outro até ficarem na mão do que se ajeitar melhor com eles“. Será, portanto, uma matiné perfeita para uma tarde de verão, com boa música, em boa companhia, num espaço acolhedor.
10/07, 21h45 – a Jigsaw (Folk/ Blues) e Marco Luz (Instrumental). Comecemos por uns veteranos na casa Mutante – a Jigsaw (reler artigos aqui). Sim, não escondemos o grande apreço por este duo de excelência na música nacional que, a cada álbum lançado, nos surpreende com mais e melhor Folk/ Blues, num alinhamento exímio de composições que conquistam do início ao fim, sempre que, a cada e novo álbum que nos constroem a identidade; neste último álbum “No True Magic” somos levados numa viagem complexa “[a’]os termos de aceitação da nossa mortalidade”. Uma viagem que se ainda não ouviu, ao vivo, esta é uma excelente oportunidade.
De Marco Luz, dizem-nos, da Murmürio, que “a respiração (…) sente-se nas suas gravações. É ela que acompanha os dedos, à guitarra, numa orgânica surpreendente. Ao passar, de forma subtil, entre o acústico e a electricidade, deixando transparecer a crueza do momento ou complexificando as sonoridades com ambientes electrónicos, a sua música toca-nos a pele e entra-nos directamente nos pulmões, para que respiremos com ele.” Um concerto instrumental que cremos que será uma boa surpresa, uma agradável descoberta.
Em suma, tem uma tarde e uma noite para murm(ü)rar à sua agenda. Dois momentos musicais a que não deve faltar. Os bilhetes pode adquirir por venda antecipada na Galeria Santa Clara (Rua António Augusto Gonçalves, 67, Coimbra) ou na loja Gang of Four (Rua Visconde da Luz, 72, 1º andar, Coimbra). A ir. •
+ Flamingos
+ a Jigsaw
+ Marco Luz
+ Galeria Santa Clara
+ Murmürio Booking
© Fotografia: a Jigsaw, por Nelson Gomes .
Partilhe com os seus amigos: