O pianista e compositor japonês Tempei Nakamura apresenta-se pela primeira vez em Portugal, num concerto a solo no Museu do Oriente, com entrada gratuita.
Neste espectáculo, o músico e compositor interpreta um repertório inteiramente da sua autoria, caracterizado pela mistura de influências clássicas bem como do jazz e rock progressivo, incluindo a emblemática suite da “Península Kii” e a suite evocativa dos jardins de Monet, em Giverny, uma homenagem ao grande mestre do Impressionismo, na pintura. Tempei Nakamura (Kobe, 1980) iniciou os estudos de piano com apenas cinco anos de idade. Seis meses depois do grande terramoto de Hanshin, em 1995 – que destruiu a sua casa quando tinha apenas 15 anos -, Tempei abandonou os estudos e começou a trabalhar na reconstrução das zonas afectadas. Mais tarde, regressou para uma escola secundária especializada em música.
Após frequentar a Universidade de Artes de Osaka, partiu rumo a Nova Iorque para prosseguir os estudos, passando a residir entre NY e Tóquio. Em 2010, apresentou-se a solo num recital no prestigiado Carnegie Hall e, nesse mesmo ano, iniciou a sua digressão pela Europa, tornando-se um músico de projecção global. Um talento que rapidamente foi reconhecido e que ganhou o seu lugar na música.
Compondo para piano com “uma visceralidade e liberdade que o público habitualmente não associa à música clássica, Tempei Nakamura faz a ponte entre este género e as sonoridades contemporâneas“. Um dos seus projectos pessoais, as apresentações regulares da Hidden Concert Tour, tem lugar nas recônditas montanhas da Península de Kii (Japão), Património da Humanidade. Este espectáculo é uma colaboração com a Embaixada do Japão e no alinhamento do programa estão as seguintes composições:
“Kami yadoru michi”;
“Flame”;
“Phoenix”;
“Ichigo-Ichie”;
“Waltz of Monet”;
“Ripples on the Water”;
“Love Story in Montmartre”.
© 天平 Tempei, “Like a Bird” Music Video made by EMI Japan.
No próximo domingo, dia 15 de novembro pelas 17h00, apareça no Museu do Oriente para ouvir música de excelência, com entrada livre. A ir. •
+ Tempei Nakamura
+ Museu do Oriente
© Fotografia: Tempei Nakamura.
Partilhe com os seus amigos: