“Miles Ahead” / edpcooljazz’16

Se gosta de boa música, se gosta de músicos verdadeiramente excepcionais, Miles Davis é nome que lhe é familiar e chegado ao ouvido. No festival mais cool do verão que carrega Jazz no nome, falar-se-á de “Miles Ahead”, o biópico realizado por Don Cheadle sobre a vida de Miles Davis, génio criativo da vanguarda do jazz moderno.

O filme “Mile Ahead” é um retrato inspirado em eventos da vida de Miles Davis, um dos maiores génios criativos da música do século XX, que conta com o brilhante e irrepreensível desempenho de Don Cheadle como protagonista. No final da década de setenta, no meio de uma fascinante e prolífica carreira na vanguarda da inovação do jazz moderno, Miles Davis (Cheadle) afasta-se abruptamente da vida pública. Sozinho e escondido em sua casa, Miles é atormentado por dores crónicas, pela sua voz musical abafada e entorpecida por drogas e medicamentos, e com a mente assombrada por perturbadores fantasmas do passado.

Até que Dave Braden (Ewan McGregor), um repórter da conceituada revista Rolling Stone, força Davis a embarcar numa selvagem e angustiante aventura para recuperar a gravação de uma das suas últimas composições, que lhe havia sido roubada anos antes.

https://www.youtube.com/watch?v=X2oaqgVhKDU&feature=youtu.be

Nessa altura, enquanto enfrenta o abismo, Miles Davis apercebe-se que, mais uma, vez só pode encontrar a salvação na sua genial arte (quem nunca ouviu o som de Miles Davis, que este artigo e anunciar de filme seja mote para colmatar a falha, não se vai arrepender). Escrito, interpretado e realizado por Don Cheadle, “Mile Ahead” que para além de Ewan McGregor conta com Michael Stuhlbarg e Emayatzy Corinealdi, estreia a 14 de julho nas salas de cinema nacionais com o selo de confiança do edpcooljazz e NOS Audiovisuais.

Entretanto, relembramos o alinhamento do cartaz da 13.ª edição do edpcooljazz 2016: Jill Scott, 1.ª parte Charlie Wilson (12 de julho); Frances (13 de julho); The Cinematic Orchestra, 1.ª parte Salvador Sobral (17 de julho); Seal, 1.ª parte HMB (20 de julho); Stacey Kent, 1.ª parte Marta Ren (21 de julho); Koop Oscar Orchestra + Nouvelle Vague (23 de julho); Omara Portuondo & Diego el Cigala / 85 Tour + Luís Represas com Paulo Flores – Mestiço (26 de julho); e Marisa Monte convida Carminho (27 de julho) para mais um inesquecível edpcooljazz.

Confie no selo edpcooljazz e não deixe de ver este “Miles Ahead” no cinema, em julho! •

edpcooljazz
edpcooljazz’16 na Mutante
© Fotografia: Don Cheadle em “Miles Ahead”.

Partilhe com os amigos: