Para a 13.ª edição do OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, a decorrer no próximo mês de outubro, anunciam-se os primeiros nomes que reflectem alguns dos enfoques que têm vindo a fazer parte da orientação deste Festival.
Como já habituaram o público, a prioridade é dada a quem tem vindo a desenvolver um trabalho musical de audaz, criativo, com q.b. de progressismo e coerência artística – a proveniência do campo estético ou vocabulário passa para plano secundário.

© Foodman
Assim, é natural encontrar no cartaz uma das bandas fundamentais da história do jazz das últimas décadas – o trio de Evan Parker, Barry Guy e Paul Lytton, para o seu primeiro concerto em Portugal em 15 anos; depois os pontas-de-lança da tradição de heavy rock psicadélico nipónico Acid Mothers Temple, como sempre liderados por Hendrixiano Makoto Kawabata; há também o regresso de Peter Kember, que é igual a dizer Sonic Boom, que irá apresentar o seu projecto E.A.R. (Experimental Audio Research), pouco tempo depois de mudar de residência para o nosso país – Kember irá ainda mostrar um projecto de workshop a divulgar mais à frente; seguimos para Lê Quan Ninh, percussionista, compositor e improvisado francês, vem também apresentado um momento a solo bem como um trabalho de workshop; Foodman, vindo de Yokohama/Tokyo, estreia-se em Portugal na sua primeira digressão pela Europa, depois de se ter tornado revelação de uma electrónica que cruza e distila todos os estilos ao alcance deste compositor neo-renascentista e futurista; a Tropa Macaca, que lançou neste Verão, pela editora britânica The Trilogy Tapes, o álbum ‘Vida’, composto por quatro ritos com “singular densidade e respiração psicodinâmica, novo episódio desta música rica em texturas harmónicas e tremor e balanço mediúnico, uma balada techno infinita composta por frases graciosas em guitarra e uma paisagem aural tocada por um sistema de electrónica original“; Ondness é o heterónimo mais activo em tempos de recentes de Bruno Silva, incansável músico com percurso amplamente editado internacionalmente nos últimos anos, “aqui particularmente concentrado num paisagismo húmido e vagamente tóxico, que processa e distila inúmeras referências da composição, da improvisação, da electrónica e da música ambiente“.

© Lê Quan Ninh
Eis as primeiras notas para este Festival, um clássico da cena musical. De 06 a 09 de outubro, se esta é a sua onda, mergulhe no OUT.FEST 2016. •
+ OUT.FEST
© Evan Parker e Barry Guy
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