Há cem anos nascia Birger Dahl (1916-1998), um dos nomes altos da arquitetura de interiores escandinava do pós-guerra, pioneiro no design de iluminação, reconhecido e premiado. Para marcar o centenário do seu nascimento a norueguesa Northern Lighting (re)lança Dahl, o candeeiro desenhado em 1956.
Este candeeiro foi criado em 1956 e instalado no edifício do renovado Parlamento norueguês dois anos depois. Embora Dahl seja claramente uma peça clássica dos anos 1950, na sua forma depurada e suave, e na sua superfície lisa, hoje mantém-se contemporânea e elegante. O abat-jour é feito em vidro soprado com um tratamento final que lhe dá o acabamento suave mate.
As peças de metal de Dahl estão disponíveis em cinza escuro e verde claro ou bronze escovado. Os discos de metal concêntricos seguram o abai-jour e formam este que é um candeeiro de suspensão absolutamente irresistível. Caracterizado por enfatizar, sempre, a pureza da forma e por realçar a sua geometria, Birger Dahl criou assim formas que, pela sua autenticidade, são hoje tão atuais e tão essenciais ao nosso espaço interior. Provavelmente ainda se lembra de falarmos, por aqui, de Birdy, outra peça emblemática de Birger Dahl.
Junte-se às comemorações e dê nova luz ao seu espaço… com Dahl. •
+ Northen Lighting
© Fotografia de destaque: Birger Dahl.
Partilhe com os amigos: