Em concerto: Mette Henriette

Da noruega, uma das revelações da música de 2015, Mette Henriette chega a Portugal para dois concertos que prometem ser ímpares para os amantes do Jazz.

Mette Henriette, vai estar pela primeira vez em Portugal para dois concertos hoje, dia 21 de outubro, pela mão do Jazz ao Centro (JACC) sobe ao palco do Convento de São Francisco em Coimbra e amanhã, dia 22 de outubro, no Seixal Jazz. Saxofonista e compositora nascida no norte da Noruega numa cultura Sami, ao longo dos últimos 12 anos tem exploado o som do saxofone desenvolvendo uma linguagem muito sua. Mette gosta de cruzar vários estilos e já trabalhou com algumas lendas vivas das artes: Anton Corbijn; Marina Abramovic e Manfred Eicher.

O seu primeiro álbum pela ECM Records (selo de excelência) foi editado em 2015 e Mette foi logo considerada, nesse mesmo ano, Artista Revelação. Mette Henriette “é uma conjugação de dois estilos opostos: forma e liberdade. A sua música pode soar tão vulnerável como ampla mas com uma potente força interior. Talvez por isso Marina Abramovic a tenha convidado para uma das suas performances. Este disco inclui alguns nomes familiares aos ouvintes da ECM – o trompetista Eyvind Lønning, o baterista Per Oddvar Johansen ou os membros do quarteto Cikada -, todos reunindo energias criativas para servir a música de Mette. O álbum foi gravado em Oslo, entre maio e agosto de 2014, e produzido por Manfred Eicher.”

Dois concertos a colocar na sua agenda, para hoje e amanhã, para um bom final de semana com jovens sonoridades jazz. •

+ Mette Henriette
© Fotografia: Mette Henriette por Anton Corbijn.

Partilhe com os amigos: