Em concerto: Michael Rother / Braga

E eis que, a norte, esta semana, brilhará uma estrela maior da história da música, alguém quem podemos chamar uma lenda-viva: Michael Rother.

Michael Rother, figura incontornável da música alemã, outrora membro dos incontornáveis Kraftwerk (para muitos conhecidos como os pais irrevogáveis da eletrónica) e fundador dos lendários NEU! e Harmonia, passará por Braga neste outubro e, garantidamente, não deixará ninguém indiferente.

Antes de se lançar a nove trabalhos a solo, Michael Rother foi membro dos Kraftwerk em 1971 e fundou os lendários grupos NEU! (com Klaus Dinger) e Harmonia (com Hans-Joachim Roedelius e Dieter Moebius, dos Cluster). Para muitos fãs, músicos e críticos, o guitarrista e multi-instrumentista foi figura-chave na inovadora cena musical que originou na Alemanha no início da década de 1970. A música que criou foi e é inspiração para gerações de músicos como David Bowie, Brian Eno, Iggy Pop, Devo, Sonic Youth, Stereolab, U2, Radiohead, Primal Scream, adiante. Grandes que inspiram outros grandes.

Desde a reedição dos discos de NEU!, Michael Rother tem vindo a percorrer o mundo e a colaborar com inúmeros músicos, de John Frusciante a FM Eiheit (ex- Einstürzende Neubauten), entre outros. Em 2010, forma Hallogallo 2010, um supergrupo com o baterista Steve Shelley, dos Sonic Youth, e o baixista Aaron Mullan, dos Tall Firs. Dois anos mais tarde, junta Dieter Moebius (Cluster, Harmonia) e Hans Lampe (La Düsseldorf) para o acompanhar numa tour pela Austrália. Nos últimos anos dedicou-se às banda-sonoras para cinema nos períodos de intervalo em que não percorria a Europa em tourné. Em palco, nos últimos concertos, conta com Hans Lampe na bateria e Franz Bargmann na guitarra. Franz é ex-membro dos Camera, trio kraut-rock que atingiu a popularidade a tocar no metro de Berlim. Membro-fundador dos La Düsseldorf e amigo de longa-data de Rother, Hans Lampe contribuiu para a bateria que do álbum NEU!’75. No gnration, em Braga, Michael Rother apresentará temas de NEU!, Harmonia e ainda canções favoritas do seu trabalho a solo.

Um concerto a não perder, no próximo domingo dia 16 de outubro pelas 18h00, na Blackbox – Braga.

+ gnration – Blackbox
© Fotografia: Michael Rother, DR.

Partilhe com os amigos: