Um fim de semana em cheio!

O Ozadi Tavira Hotel continua imparável. Entre a piscina e o fitness room há o ioga e o padel, e o piquenique no jardim ou na praia, além dos jantares especiais com inspirações da cozinha algarvia.

Porque as terras algarvias oferecem uma maior serenidade nesta época do ano, e porque as férias de verão já pertencem ao passado (longínquo), que tal rumar a sul, para desfrutar de uma pausa no trabalho a dois ou em família? Afinal, atividades não faltam.

Comecemos pelo piquenique no jardim do Ozadi Tavira Hotel. Uma boa alternativa ao brunch, para quem gosta de acordar tarde e aprecia uma refeição descontraída ao ar livre, preparada a preceito para um momento bem passado, ora à mesa, ora nas mantas com almofadas, num convite a um repasto a degustar ao ritmo da boa disposição.

No menu sugerido para quatro adultos, por exemplo, constam a fruta e o iogurte, as sandes de salmão fumado em baguete de cereais e as de frango, para partilhar, além dos irresistíveis croquetes de alheira, da sala de polvo ou da salada caprese, a acompanhar com três sumos naturais diferentes – de melancia com hortelã, de melão e o mais refrescante feito com maçã e pepino – e água. Para completar o cenário, estão dispostas as cestas de vime com a comida, enquanto as bebidas, o talher e os demais acessórios se encontram numa mesa de apoio.

A quem não abdica da praia fora da época de veraneio, o Ozadi Tavira Hotel providencia o piquenique, aqui numa versão mais leve, a levar em mochilas térmicas, para duas pessoas.

Em qualquer uma das ocasiões, recomenda-se a reserva antecipada, com um mínimo de um dia. Quanto ao valor, o piquenique no jardim é de 30 euros por pessoa, enquanto o de praia é de 20 euros por pessoa, é gratuito para as crianças até aos seis e contemplado com um desconto de 50 por cento dos seis aos 15 anos. Sobre os menus, estes podem ser alterados ao gosto de cada um, tendo sempre como base a oferta de tapas e snacks disponíveis na carta do Orangea Bistro, o restaurante deste hotel dos anos 1970’ que, há dois anos, reabriu as portas depois de ser alvo de uma recuperação cujo projeto teve como responsável o arquiteto Pedro Campos Costa, do gabinete Campos Costa Arquitectos (leia a reportagem da Mutante aqui), o qual foi distinguido, em 2015, pelo prémio Fomento de las Artes y del Diseño (FAD) de Arquitetura.

Fiquemos, então, pelo Orangea Bistro, palco de jantares com chefs que, desde o outono de 2014, iniciaram uma nova temporada no hotel, desta feita com o chef Manel Lino (leia a entrevista ao chef aqui). Apesar de a regularidade não corresponder a um período de tempo determinado, estão previstos entre três a quatro momentos especiais, tendo o último sido da autoria da dupla Francisco Magalhães e Joana Xardoné (leia o artigo aqui), que transpuseram os produtos típicos da região algarvia para um desfile à mesa composto por cinco momentos distintos acompanhados por vinhos da Quinta do Ventozelo, no Douro vinhateiro.

Um desafio posto à prova, o qual foi conquistando o palato à medida que o repasto avançava, já depois de um dia de trabalho iniciado bem cedo na cozinha, de onde Joana Xardoné levou os ingredientes e os utensílios necessários para o workshop de bolachas que aconteceu nessa mesma tarde no espaço contíguo ao restaurante Terraço, no último piso do hotel. O objetivo é agendar um workshop sempre que há um repasto com chefs convidados.

Jantares especiais à parte, durante o dia, o lounge do Orangea Bistro é o eleito por quem escolhe este refúgio em terras algarvias para umas merecidas férias não apenas pela arquitetura e pela tranquilidade a que remete este espaço, mas também pela carta de dia. Na lista constam as sanduíches quentes e fritas, as generosas saladas e omeletas, as pastas e as pizzas, e os hambúrgueres, muito apreciadas por miúdos e graúdos, e os tachinhos de arroz de polvo, de ervilhas com ovo escalfado ou de favas algarvias.

Em contrapartida, a carta da noite convida ora a optar pelo prato vegetariano, pela carne e pelo peixe, ora a petiscar e a partilhar os mexilhões gratinados com aioli, os tentáculos de polvo panados com maionese de coentros, os camarões salteados com gengibre ou os cogumelos gratinados com queijo da ilha e pinhões, entre outras iguarias.

Façamos um intervalo, desta vez para um mergulho ou… que tal uma massagem? Ao ar livre, no jardim, mas só se as condições climatéricas estiverem de feição, pois o frio e o vento são inimigos da perfeição na arte de relaxar corpo e meste. Por isso, está disponível um espaço criado para estes momentos de prazer no piso 1, no interior do hotel, onde poderá deixar-se levar por uma experiência zen.

Aos que preferem exercitar corpo e mente, o Ozadi disponibiliza aulas de ioga ao ar livre, experiência partilhada com Estela Jesus que, em 2012, começou a lecionar esta prática tradicional hindu. Preparados? Então vamos lá exercitar a concentração e a respiração, mas nada de pôr de parte o movimento corporal.

Para os amantes de desportos mais agitados aqui fica uma boa nova: Padel. Inaugurado esta primavera, o campo de padel do Ozadi Tavira Hotel é o primeiro de Tavira, segundo André Madeira, que leciona esta modalidade desportiva tão em voga nos últimos tempos – embora aquele espaço já fosse uma vontade do Ozadi desde 2014 – e promete um momento bem passado entre amigos e desconhecidos. Aberto a hóspedes e não hóspedes, o campo de padel pode ser solicitado para um jogo privado ou para aulas e, embora o horário seja flexível, é imperativa a reserva antecipada – à semelhança do que acontece com o piquenique, através do 218 324 324 ou no dia do check in, por exemplo –, pois depende também da disponibilidade do professor. Quanto ao preço, este é de 25 euros por hora e já inclui a raquete e as bolas.

Antes de regressar a casa, e se a ida ao Ozadi estiver marcada para o final de outubro, saiba que será inaugurada uma exposição da Marta Alvim no hotel, a primeira artista convida para uma residência artística – outra das dinâmicas do hotel que, deste modo, soma uma nova iniciativa às atividades disponíveis, desta feita, em relação à arte e aos jovens artistas portugueses.

Boa viagem! •

+ Ozadi Tavira Hotel
© Fotografia: João Pedro Rato
+ Agradecemos à Lexus o apoio na realização da viagem, com o modelo Lexus NX 300h

Partilhe com os amigos: