O concurso mutante awards design at wine é organizado no âmbito do projeto científico design at wine, apoiado pelo CIEBA — Centro de Investigação de Estudos em Belas-Artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e pela Mutante Magazine. Teve como primeiro ato a mesa redonda “o papel dos rótulos nos vinhos portugueses”, realizada no dia 27 de junho de 2023.
A criação e produção dos troféus para os vencedores tem o apoio da Floema .


REGULAMENTO

1. OBJECTIVOS

Valorizar o design do vinho a partir da recolha e arquivo dos seus rótulos, construindo uma memória das marcas, da história e do storytelling inerentes à imagem do vinho em Portugal. 

Promover oportunidades de envolvimento de todos os agentes no processo de criação de rótulo com os designers, para a consolidação de uma relação profissional. 

Revelar o volume e qualidade de projetos de design no sector do vinho em Portugal.

2. DESTINATÁRIOS

Designers, ateliers, agências, produtores, distribuidores, detentores de marca.

3. CATEGORIAS

Encontram-se a concurso as seguintes categorias de vinhos:

Espumantes, Brancos, Rosados, Tintos, Licorosos e Aguardentes

Para cada categoria podem ser apresentadas Garrafas individuais, Conjuntos e edições especiais, Latas, Bag-in-a-box.  

4. PRAZOS E INSCRIÇÃO

a) Período de envio de candidaturas: até 31 de outubro de 2023;

b) Valor da inscrição: 30 € (primeiro vinho) + 10 € (por cada vinho extra do mesmo concorrente). O valor total deve ser pago por transferência bancária para o seguinte IBAN: PT50 0035 0250 00005473930 81 (Faculdade Belas-Artes)

c) Material a enviar:

1) em formato físico (pode entregar em mão), para a morada Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa, Portugal (a/c Suzana Parreira)

Um exemplar da embalagem (Garrafa individual, Conjunto, Edição especial, Lata, Bag-in-a-box);

2) em formato digital, para o e-mail design@mutante.pt

  • Rótulo (+ contra-rótulo) em ficheiro (formato .pdf ou .jpeg); 
  • Imagem fotográfica para visualização (fundo branco e/ou em ambiente, resolução 72 dpis); 
  • Ficha técnica (categoria do vinho, nome do vinho, produtor, autoria do rótulo);
  • Breve memória descritiva;
  • Declaração de honra em como a obra é original e autorização de cedência dos direitos de divulgação (descarregar documento pdf);
  • Comprovativo de transferência bancária e dados para faturação.

d) Anúncio dos vencedores e entrega de prémios: Novembro 2023

5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Qualidade

É avaliada a excelência do design gráfico e a sua qualidade estrutural, considerando aspectos como tipografia, ilustração/fotografia, logotipo ou nome da marca, uso de cor, bem como aspectos estruturais, como formato, forma e silhueta.

25/100

Expressão

É avaliada a eficácia do design gráfico e se este expressa a personalidade, características ou história da marca e (se apropriado) à estrutura da embalagem. 

25/100

Criatividade & Inovação

É avaliado o conjunto (rótulo + embalagem) pela sua originalidade e criatividade, considerando também a inovação em áreas como sustentabilidade, design inclusivo, tecnologia inteligente, etc.

25/100

Conexão Emocional 

É avaliado o conjunto em geral, a resposta emocional a este e a percepção de que provocará uma resposta positiva no seu mercado-alvo.

25/100


6. JÚRI: MEMBROS

O Júri será constituído pelos seguintes elementos:

Emílio Vilar FBAUL

Maria Ferrand SAL Studio

Patrícia Serrado Mutante

Ricardo Bonacho Food Design Lab e Universidade Europeia

Sandra Vicente IVV

Vítor Quelhas ESMAD IPP



7. JÚRI: FUNÇÕES

a) O Júri é responsável pela apreciação e seleção das propostas entregues, tendo em conta as condições definidas no ponto 5 supra;

b) O Júri é responsável pela atribuição dos prémios previstos no ponto 8 deste regulamento;

c) O Júri reserva-se o direito de não selecionar nenhuma proposta ou atribuir qualquer dos prémios previstos por insuficiência ou desadequação das candidaturas;

d) A decisão do júri é soberana e não é passível de recurso;

e) Qualquer membro do júri poderá considerar-se impedido de avaliar uma candidatura caso existam incompatibilidades profissionais ou familiares. A avaliação deste membro do júri será ponderada, sendo atribuída a classificação média dos restantes elementos do júri.

8. PRÉMIOS

Serão selecionados 3 vencedores por categoria (definidas no ponto 3), com a possibilidade de atribuição de menções especiais pelo júri.

O júri poderá estabelecer a existência de prémios especiais.


9. DIVULGAÇÃO

O concurso será amplamente divulgado pela Mutante e pela FBAUL nas respetivas plataformas digitais, apresentado à imprensa e, adicionalmente, sob outras formas que se considerarem adequadas.


10. DIREITOS DE PROPRIEDADE DE AUTOR E CONEXOS

a) Os direitos intelectuais e patrimoniais dos trabalhos efetuados pelos concorrentes, no âmbito deste concurso, pertencem exclusivamente aos seus autores, que autorizam a Mutante e a FBAUL na publicitação do concurso e das obras, em diversos canais de difusão e comunicação, sem quaisquer custos;

b) A Mutante e a FBAUL respeitarão os direitos de propriedade de autor e conexos, constantes da legislação em vigor.


11. INFORMAÇÃO E DÚVIDAS

As dúvidas resultantes da interpretação, validade ou aplicação das cláusulas do presente prémio deverão ser comunicadas para o seguinte endereço: design@mutante.pt

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