Conhecer melhor a obra de Álvaro Siza

Em 2014, Serralves recupera um mui bom programa de visitas arquitetónicas a algumas das obras emblemáticas do arquiteto Álvaro Siza Vieira.

Arquiteto incontornável da história da arquitetura portuguesa e internacional, premiado, aclamado e admirado, tem obras que se tornaram referências para público especializado e apaixonado por um universo de linhas puras onde o branco é cor, e nunca não cor, e também para o público geral que reconhece em Siza um traço e abordagem genial no universo das formas construídas. O percurso proposto, este ano, começa em Serralves e leva os participantes à casa na Rua Roberto Ivens (Matosinhos), à Casa de Chá da Boa Nova – atualmente com obras de reabilitação, mui necessárias e desejadas, à Piscina das Marés, à Quinta da Conceição (cuja piscina é da autoria de Álvaro Siza) e regresso com visita ao Museu de Arte Contemporânea de Serralves. As visitas são enriquecidas com desenhos para dar a conhecer ao pormenor os projetos das piscinas, a das “Marés” e da Quinta da Conceição, a Casa de Chá da Boa Nova, todas elas obras que marcaram o início de uma gramática de nome Álvaro Siza (impossível de confundir), mas também o Museu de Arte Contemporânea (obra mais recente, no vasto percurso do arquiteto). A visita será orientada pela arquiteta Matilde Seabra em parceria com a Associação Casa da Arquitetura. O primeiro circuito arquitetónico tem data marcada para 12 de abril e o segundo será a 10 de maio. Eis os horários para organizar bem a sua agenda e não perder este passeio por obras de um dos mestres da arquitetura portuguesa:

13h45 Ponto de Encontro: receção do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves;
14h00 Visita à Casa na Rua Roberto Ivens (1961) – Associação Casa de Arquitetura;
16h00 Visita à Casa de Chá da Boa Nova (1961-62);
17h00 Visita à Piscina das Marés em Leça (1961-62)
18h00 Visita à Quinta da Conceição, da autoria do Arquiteto Fernando Távora (1956-60) e cuja Piscina é da autoria do Arquiteto Álvaro Siza (1958-65);
19h00 Regresso com visita ao Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

A tomar nota. A ir. Percursos por arquitetura de excelência. •

+ Serralves
© Fotografia: Sara Silva, Fundação de Serralves.