“Hamlet em Pessoa” / André Gago e Carlos Barreto

All the world’s a stage, And all the men and women merely players; They have their exits and their entrances”. “As You Like it“, William Shakespeare.

No dia Mundial do Teatro, as “Quintas do Conservatório” levam a cena as palavras dos poetas portugueses, contaminadas pelas personagens criadas por um autor incontornável da dramaturgia universal. Hamlet exerceu uma profunda influência na literatura, e os escritores portugueses não foram exceção. A oposição entre ser e não ser, a ideia do suicídio, a caveira de Yorick ou a morte de Ofélia converteram-se em marcos da cultura mundial — “Hamlet” é, no universo da literatura, a obra mais universal. Quem nunca passou o olhar por passagens, ou pela obra completa, de Shakespeare?

Por cá, Fernando Pessoa não foi o único a glosar estes temas. Antes e depois dele, poetas como Antero de Quental, Pascoaes, António Nobre, Jorge de Sena ou Cesariny, fazem referências diretas ou indiretas ao mundo de Elsinore e às questões fulcrais que a peça de Shakespeare trata — e que são, afinal, a expressão das nossas inquietações mais irresolúveis. “Something is rotten in the state of Denmark” (“Hamlet“, Marcellus para Horatio)… Quantas vezes dissemos celebre passagem, em momentos bem oportunos. Ordenando diversos poemas e fragmentos de vários autores, com a presença tutelar de Pessoa e seus heterónimos, André Gago e Carlos Barretto organizaram uma pequena viagem musical e poética a este universo e às suas múltiplas galáxias.

Dia 27 de março, amanhã pelas 21h30, no Conservatório de Música de Coimbra, subirá ao palco “HAMLET em PESSOA – UMA VIAGEM MUSICAL E POÉTICA“, com André Gago e Carlos Barreto (música) com um concerto poético, numa produção do Teatro Instável. Um momento a não perder, em Coimbra.

+ Conservatório de Música de Coimbra
+ Associação de Amigos do Conservatório de Coimbra
© Imagem: Pormenor do cartaz de divulgação.