A Presença das Formigas / Conservatório de Música

O Conservatório de Música de Coimbra continua, nesta temporada de primavera, com as suas “Quintas do Conservatório” e, dia 24 de abril, sobe ao palco mais música portuguesa.

A Presença das Formigas apresenta o seu novo trabalho, “Pé de Vento, ao vivo com estreia em Coimbra, esta próxima quinta-feira, pelas 21h30, no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, palco que já se tornou ponto de passagem obrigatória em Coimbra, e não só . Com participações de Luís Pastor (Espanha), João Afonso e João Paulo Esteves da Silva, este novo trabalho explora a temática da partida, as suas motivações e consequências, refletindo acerca da atualidade, das relações humanas, do regresso à natureza, dos sonhos e aspirações…

Já com prémios no palmarés A Presença das Formigas recebeu o Prémio Zeca Afonso no Festival Cantar Abril 2009, com o tema original “O Rei (A Morna Indiferença)” e, desde então, têm vindo a construir o seu espaço, no mundo das sonoridades. O disco de estreia foi editado em 2011 e recebido com entusiasmo pela crítica especializada – “Ciclorama” conta com a participação de uma referência incontornável da música portuguesa, Amélia Muge, e do exímio Fraser Fifield, multi-instrumentista de sopros escocês. Em 2012, A Presença das Formigas capta a atenção do crítico britânico Sid Smith, que escreve uma crítica positiva a “Ciclorama” na Prog Magazine. O disco merece também uma referência no programa Late Night Junction da BBC 3.

Em 2014 após uma reestruturação do grupo, e já com a formação atual é editado o seu segundo trabalho discográfico, o qual foi selecionado pelo Centro Musibéria, para a primeira Residência de Jovens Criadores e co-financiada pelo FEDER e pela Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal. “Pé de Vento”, um álbum a descobrir, ao vivo, em abril. •

+ Conservatório de Música de Coimbra
+ A2C2
© Video: A Presença das Formigas.
© Imagem de capa: A Presença das Formigas, do teaser do “Pé de Vento”.