Abril, como sabemos, é o boom no mundo do design e nem a genial Zaha Hadid escapou ao Salone del Mobile 2014 – Milão. A arquiteta esteve presente e abrilhantou o evento com quatro peças à sua imagem, no evento para o novo design de excelência e exceção.
Zaha Hadid é nome lapidar na história da arquitetura, é figura incontornável e ímpar, referência para muitos e admirada por tantos mais. Foi, é e será, para nós Mutante(s) a “Certeza do Impossível” pelo modo com que abraça, sem medos, novas urbanidades, novas formas, novas certezas de que é possível o plano impossível, quer na sua matriz de arquiteta, quer no seu prolongamento como designer de formas fluídas que habitam o espaço interior. Que se apresentem as IV peças de Zaha Hadid.
Tela Shelving, para CITCO
Tela é um sistema de prateleiras caracterizada por uma dicotomia interessante: a solidez do granito preto, sim uma estante de peso, que aparentemente dissipa a sua solidez com as prateleiras alongadas. No centro da estante, no seu núcleo estrutural, podemos ver as prateleiras numa interligação de ondas que parecem, depois, abrir e desenrolar para uma única superfície, superfícies que seguem trajectórias paralelas. O projeto integra, de forma exímia, forças dinâmicas inerentes aos sistemas em balanço. Estante perfeita onde a solidez da matéria se dissipa na leveza da forma. (Imagem acima, em destaque).
Luna Table, para CITCO
A mesa Luna é o resultado do estudo do universo da abstração unido ao longo curriculum de Hadid. O tampo é o seu ponto de partida para o suporte e forças que sustentam a estrutura da mesa. É o explorar da relação entre o volume e o plano, transformando a superfície bidimensional inflexível na terceira dimensão. Toda em mármore de Carrara polido, a geometria fluída e orgânica das pernas da mesa Luna cria o impacto necessário para dissolver o plano rígido da mesa, ao centro, recriando uma superfície lunar. Pequenas crateras, no tampo, refletem a materialidade da peça, o mármore parece absorver grande parte das forças dinâmicas, das pernas, que definem a composição da mesa, sendo o reflexo perfeito dos jogos de forças presente no traço de Hadid.
Calla Fireplace, para CITCO
Calla é uma reinterpretação da lareira parede clássica. Trabalhada inteiramente em mármore Negro Marquina, este projeto nasce das forças de torção aparentes entre as superfícies interiores e exteriores, traduzindo a composição formal da lareira num diálogo de geometrias curvas. Inspirada no sistemas de crescimento natural das pétalas do lírio de Calla que, suavemente, irradiam a partir de um tronco central, a superfície lisa e polida reflete ainda mais a fluidez da forma orgânica e dinâmica, criada por e à imagem de Hadid, e as variações na chama. Porque a chama da arquitetura tem vários nomes e um deles é Zaha. Calla é arte que aquece.
Manta Ray Duo, para Sawaya & Moroni
De estudos de Hadid para superfícies arquitetónicas capazes de gerar espaço e volume nasce, no campo da experimentação, Manta Duo, uma continuação de seu trabalho exibido na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2012. Uma poltrona de assento duplo, de nome Manta Ray Duo, com estrutura de alumínio, é uma concha leve criada no dobrar, cuidadosamente, da superfície contínua para se criar uma forma plástica envolvente. Manta Ray Duo é uma poltrona dupla, onde nos sentamos lado-a-lado, com um apoio de braço incomum, numa estrutura triangular em Y, que é parte integrante do desenvolvimento global da forma exquisite. Curvas firmemente definidas na estrutura e no plano moldado ao conforto. Hadid, inigualável.
Quatro peças que não precisavam de legenda, que são para ser vividas. Quatro peças que são o reflexo perfeito e sempre surpreendente de uma figura singular da arquitetura e design contemporâneos, com gramática futurista. A conhecer. A, quem sabe, ter… Design de unique! •
+ Zaha Hadid
© Fotografias: Jacopo Spilimbergo .