Os The Libertines foram confirmados como terceiro cabeça de cartaz do Optimus Alive’14, num cartaz que se releva, a cada nova confirmação, como um dos mais fortes.
A banda rock inglesa, liderada por Pete Doherty e Carl Barât, vai atuar no Palco NOS, no Passeio Marítimo de Algés, com um concerto único em Portugal, este ano. O grupo anunciou a sua atuação exclusiva em três festivais europeus, um dos quais o Optimus Alive, em Portugal. A banda irá atuar também como banda principal no British Summer Time, no Hyde Park, em Londres, e num dos festivais mais prestigiados de Espanha, Benicassim. Logo, estão com sorte, por cá, os fãs do post-punk.
Em 1997 Pete Doherty e Carl Barât juntaram-se em Londres com um desejo mútuo de escrever canções e criarem uma banda. Encontraram o baixista John Hassall e o baterista Gary Powell, e rapidamente fizeram aparecer e ouvir uma das bandas mais influentes da sua geração, os The Libertines. São considerados pioneiros do movimento post-punk revival no Reino Unido (e não só), tendo visto o seu trabalho reconhecido num ápice logo após o primeiro longa duração, “Up the Bracket”, editado em 2002, ter entrado para primeiro lugar nas tabelas de vendas britânicas, a que se juntaram os elogios da crítica especializada. Em Dezembro de 2004, o seu disco homónimo, o segundo da banda, foi votado como o segundo melhor álbum do ano pela revista britânica NME. Ambos foram produzidos por Mick Jones, guitarrista e vocalista da banda punk rock britânica, The Clash; estavam em mãos de mestre.
A parceria lírica entre os dois vocalistas é um dos principais marcos da banda, onde as mãos se complementam na construção de versos. As suas atuações concentram-se na relação bem vigorosa em palco entre os dois líderes, que através das letras fortes e interventivas das suas canções conseguem agarrar qualquer plateia, de forma única. The Libertines afastaram-se dos palcos, enquanto grupo, em 2004 para seguirem outros projetos, mas em 2010 a banda aceitou o convite do festival de Reading e Leeds, como convidados especiais deste que é um dos mais lendários festivais do mundo. O Bramham Park e a Little John’s Farm testemunharam o regresso da banda com dois concertos esgotados, que ficaram na história do festival, com críticas muito positivas dos fãs e da imprensa.
O ano de 2014 marca o tão aguardado regresso dos The Libertines aos palcos que vai poder ser testemunhado no Optimus Alive’14, dia 12 de julho. Vai perder este concerto? O Optimus Alive’14 tem data marcada para 10, 11 e 12 de julho, no Passeio Marítimo de Algés, Lisboa. Os bilhetes do festival já se encontram à venda! •
Outras confirmações: The Last Internationale, RAW Coreto (novo palco), Ben Howard, Russian Red, Foster The People, The War on Drugs, Temples, Paus; Elbow, Arctic Monkeys, Bastille, Chet Faker, Daughter, Interpol, Imagine Dragons, MGMT, Poliça, The 1975, The Black Keys, The Lumineers… (Pode ir ao nosso separador Optimus Alive e rever o que já dissemos sobre o próximo festival). •
+ Optimus Alive’14
+ The Libertines
© Vídeo: The Libertines.
© Imagem de capa: The Libertines, do vídeo “Can’t Stand Me Now“.