Com vista para o mar / La Cigale

A gastronomia algarvia serve-se na “varanda” recortada pelas rochas da praia de Olhos d’Água, banhada pelo enorme Atlântico. A sul. No La Cigale. Onde apetece tanto ficar por estes dias…

O colorido dos azulejos da fachada, a contrastar o casario branco em redor, conquista o olhar de quem passa, mesmo o dos veraneantes mais distraídos. Por cima da porta está inscrito o ano: 1960. Data que remonta a uma época em que Olhos d’Água era apenas uma aldeia piscatória da costa sul da região do Algarve. Falamos do La Cigale, o restaurante, cujo nome, ditado pelo primeiro proprietário, permaneceu no tempo, e que reserva uma “varanda” em redor da casa erigida em cima de uma pequena falésia, com vista para o imenso mar. O mesmo mar que traz o peixe e o marisco, sempre frescos – como o comprova João Luís, o proprietário –, para a mesa do La Cigale e põem à prova a gastronomia algarvia num espaço com uma decoração alusiva ao mar.

O mesmo mar de onde vêm os camarões com pimento, temperados com saber, os carapaus alimados à algarvia e uma salada de polvo de se lhe tirar o chapéu, harmonizados com sol e um néctar de Baco muito bem-vindo a terras do sul: Quinta de Cidrô Sauvignon Blanc branco 2013. Perfeito! Agora o prato: Garoupa grelhada com savoir-faire – em bom francês, para fazer jus ao nome da casa – apreciada pelos comensais reunidos à mesa, mesmo pelos mais novos, que tão bem souberam apreciar uma refeição à “beira-mar”.

Mas nem só do Atlântico se faz a carta do La Cigale, pois esta apresenta sugestões bem apetecíveis aos apreciados de carne. A descobrir…

Agora a mousse de chocolare, a sobremesa que reuniu o consenso dos presentes no pedido mais doce do dia, a qual, em Olhos d’Água, é de “comer e chorar por mais”! Bom apetite! •

+ La Cigale
© Fotografia: João Pedro Rato com Canon PowerShot G16