A exposição de “Vidros pintados do Salão Vermelho”, pertencente ao decorador Duarte Pinto Coelho, está patente em Cascais até fevereiro de 2015.
Aos apreciadores de vidro e espelho pintados a óleo, cuja produção terá sido iniciada na China pelo missionário jesuíta G. Castiglioni, em meados do século XVIII, abordando as mais variadas temáticas do léxico decorativo chinês, recomendamos a mostra que reúne as obras pertencentes ao decorador cascelense Duarte Pinto Coelho (1923- 2010). A coleção, patente ao público pela primeira vez, exalta a mestria desta técnica ancestral, em que o vidro era pintado pela parte de trás, o que implicava um exercício de grande perícia e minúcia por parte do artista.
Organizada em dois núcleos – as obras destinadas ao mercado interno (sala 1) e as pinturas para o mercado europeu (sala 2) –, a mostra aguarda a sua visita na Fundação D. Luís I – Centro Cultural de Cascais, Casa Duarte Pinto Coelho – Casa dos Guardas do Museu Condes de Castro Guimarães, às terças e quartas, das 13 às 18 horas, e de quinta a domingo, das 10 às 17 horas, na avenida Rei Humberto II de Itália – Parque Marechal Carmona, em Cascais. A entrada é livre. •
+ Fundação D. Luís I – Centro Cultural de Cascais