Exposição de Rui Macedo / Convento dos Capuchos

“Memorabília”, o projeto de instalação de pintura in situ do artista plástico Rui Macedo, está exposta no Convento dos Capuchos, da Caparica.

Natureza morta com maçã, de Rui Macedo (óleo sobre tela)

Concebida para o Convento dos Capuchos do século XVI, na Caparica, e com curadoria de Caroline Menezes, “Memorabília” propõe-se a metamorfosear a perceção dos presentes sobre a arquitetura do espaço, através de 25 pinturas, de diversos tamanhos, inesperados formatos e enquadramentos, cuja colocação gera um jogo que resulta de representações pictóricas. Para o efeito, o artista plástico usa a técnica da pintura a óleo na exposição, para simular o real.

A propósito da mostra, patente ao público até 31 de outubro de 2014, será editada uma publicação com ensaios inéditos do artista e ensaísta Stephen Farthing e da curadora e crítica de arte brasileira Caroline Menezes. •

Rui Macedo (Évora, 1975), artista plástico e doutorando em pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), foi distinguido com bolsas de mérito no âmbito do Projeto Artístico – Artes Visuais, atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian, para a instalação “Caleidoscópio”, no Museu de Grão Vasco, em Viseu (2011), e “Mnemosyne”, no Palácio do Catete e Galeria do Lago do Museu da República, Rio de Janeiro, no Brasil (2013); com a bolsa de apoio pontual atribuída por Promoción del Arte – Ministerio de Educación, Cultura y Deporte del Governo de España, para a instalação “Un cuerpo extraño”, no Museo Nacional de Artes Decorativas, em Madrid; bolsa de investigação em pintura atribuída pelo Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes e pela FCT, em 2011/2012. Das exposições e instalações individuais mais recentes, encontram-se, em 2010, “Nimium ne credere colori”, no Museu de Évora, e “Puzzle this – To enfold, to enlace”, na Fundação D. Luís I, em Cascais; em 2011, “La totalidad imposible”, no IVAM, em Espanha; em 2012, “De Pictura”, no Centrum SSSL, em Itália, e “Caleidoscópio”, no Museu de Grão Vasco, em Viseu; e em 2013, “Un cuerpo extraño”, no Museo Nacional de Artes Decorativas, em Espanha, “Artimanhas do escondimento”, na Galeria AmareloNegro, “Mnemosyne”, no Palácio do Catete e na Galeria do Lago do Museu da República, e “Replay”, no Museu Nacional do Complexo Cultural da República, no Brasil, e “Playtime”, na Capilla de La Trinidad do Museu Barjola, em Espanha.

+ Rui Macedo