As Aldeias do Xisto preparam-se para receber a 3.ª edição do “XJazz – Ciclo de Jazz das Aldeias do Xisto”, evento onde deve, pelo menos uma vez, marcar presença.
É já amanhã, dia 9 de agosto, que se inicia uma série de espetáculos e residências criativas que privilegiam a imersão da música e da cultura do jazz em lugares únicos das Aldeias do Xisto. Este ano o ciclo arranca com um concerto de uma das figuras mais relevantes da música angolana atual, Aline Frazão, sendo um dos espetáculos mais aguardados desta iniciativa. A atuação está agendada para as 22h00 e decorrerá na Casa das Artes de Miranda do Corvo, no âmbito da iniciativa “Serões de Verão do Gondramaz”.
Aline Frazão, jovem cantora e compositora angolana, nasceu e cresceu em Luanda e em dezembro de 2011 lançou o seu álbum de estreia “Clave Bantu”. Uma edição independente de onze temas originais, entre eles duas colaborações com os escritores angolanos José Eduardo Agualusa e Ondjaki. Dois anos mais tarde, em 2013, apresentou o seu segundo trabalho discográfico intitulado “Movimento”. Além das suas composições, Aline Frazão conta com uma parceria inédita com o poeta e letrista angolano Carlos Ferreira “Cassé” e ainda com um poema de Alda Lara musicado por Aline, que também assinou a produção musical do álbum. Responsável pela guitarra e voz, Aline Frazão é acompanhada em palco por Marco Pombinho (teclados e rhodes), Francesco Valente (baixo e contrabaixo) e Marcos Alves (bateria e percussão).
Também em Agosto, o violetista José Valente estará em residência artística numa das aldeias do xisto, para o desenvolvimento de um novo projecto. No palmarés deste músico constam já colaborações com nomes como Dave Douglas, Don Byron, Hank Roberts, Jason Kao Hwang e Daniel Levin. No final do mês, dia 30, apresenta-se na Aldeia de Gondramaz (Miranda do Corvo) a dupla Susana Travassos/ Múcio Sá, com um repertório que deixa sentir uma forte influência da música popular brasileira e a funde com o jazz. Outra residência artística será realizada em Setembro, desta feita com o grupo transnacional Cows on Trees, com a trompetista portuguesa Susana Santos Silva, a pianista eslovena Kaja Draksler, o saxofonista brasileiro Yedo Gibson e o baterista catalão Vasco Trilla (nomes que já passaram na Mutante com o selo Clean Feed). Na ocasião será gravado um novo CD, a editar pela JACC Records.
Para o último trimestre do ano estão reservados mais dois concertos, com apresentações em primeira mão de novas edições discográficas e duas residências artísticas, a primeira com a participação de mais um grupo multinacional e a segunda com a participação dos alunos da ESART (Castelo Branco). Prometemos manter-vos informados da atividade do “XJazz – Ciclo de Jazz das Aldeias do Xisto” para que não percam bom jazz, nas Aldeias do Xisto.
Bom concerto, amanhã! •