Depois do sucesso da primeira edição em 2013, está mesmo à porta a nova edição do Arquiteturas Film Festival Lisboa — Festival Internacional de Cinema e Arquitectura.
A edição deste ano terá lugar de 24 a 28 do próximo mês de setembro, em Lisboa, no Cinema City Alvalade e na Cinemateca Portuguesa, sob o título “Não há Cinema sem Arquiteturas”. Segundo a diretora e fundadora Sofia Mourato, o objetivo do título e do festival deste ano é abraçar as infinitas possibilidades de combinação entre a arquitectura e o cinema; fomentar discussões em torno dos assuntos que os filmes possam suscitar e, potencialmente, abrir uma nova direção nos festivais de cinema em Portugal. A Mutante alia-se a este festival como Parceiro no apoio à divulgação – ver aqui – não tivéssemos já nós falado deste festival, no nosso universo (reler).
Mas este festival tem, antes de 24 de setembro, o levantar do véu deste namoro entre a arquitetura e o cinema. O Arquiteturas Film Festival Lisboa inicia-se, no dia 18 de setembro, com uma festa no Musicbox – Cais de Sodré – com a apresentação do filme “Train of Thoughts” (Áustria, 2012). A sessão de inauguração, essa sim, está agendada para o dia 24 de Setembro às 20h30, e será marcada pela estreia absoluta em Portugal do filme “Cathedrals of Culture” — um projecto 3D concebido por 6 realizadores diferentes, entre eles Wim Wenders, Robert Redford e Michael Madsen – é obrigatória a sua presença.
Durante o Arquiteturas serão exibidos mais de 90 filmes, 35 dos quais estarão em competição e poderão ser seleccionados para diversos prémios por um júri internacional — composto por Alexandra Areia, Marting Garber Salzberg, José Manuel Castanheira, Justin Jaeckle, Pedro Campos Costa, Edgar Martins e Rita Nunes. Os prémios serão entregues na sessão de encerramento do festival, no dia 28 de Setembro às 22h, no Cinema City Alvalade. Eis os links, por dias, do programa da mostra de cinema, para que tome nota na sua agenda:
AFF Lisboa – filmes / Dia 25 ;
AFF Lisboa – filmes / Dia 26 ;
AFF Lisboa – filmes / Dia 27 ;
AFF Lisboa – filmes / Dia 28 .
Pode, também, fazer o download do programa completo com os horários e espaços aqui .
Todavia, não só de mostra de cinema se fará este festival. A par do intenso programa de exibição de filmes, será também possível acompanhar uma série de outras actividades como:
Workshops de Cinema (com a realizadora Merve Bedir), de Marketing (com a Creative Minds), de Digital Art (com o atelier de arquitectura português Digitalab e russo Branchpoint Project), e um especial para crianças com o atelier Latitudes: Cinema e a Cidade ; [Bracketing] – Digital Art Instalation and Workshop ; Fountainhead .
Masterclasses com o coletivo italiano Zimmerfei , acompanhado de uma retrospectiva dos seus filmes;
Sessões de conversa “Intersecções ”, que se desenrolam em torno do diálogo entre dois oradores: Álvaro Domingues com Diogo Seixas Lopes, Rodrigo Areias com Jorge Figueira e Edgar Pêra com Nuno Grande;
Visita Guiada à Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, desenhada por Manuel Taínha, onde será projectado o filme sobre o arquiteto “In Media Res”, na presença da realizadora Luciana Fina e do arquiteto Marques Freitas – programa ;
Apresentação de teses sobre cinema e arquitetura, em parceria com o projecto “Intervalo para o Conhecimento” da Sociedade Nacional de Belas Artes… E tanto mais, num festival muito bem preenchido.
Este ano a instalação site specific no espaço do Cinema City Alvalade foi concebida pelo atelier Arteria, e funcionará como lugar de encontro e confraternização entre todos os participantes do festival bem como palco para algumas das nossas atividades.
O Arquiteturas Film Festival Lisboa é para cinéfilos, arquitetos e curiosos do público geral, é a ter na mira para participar ou apenas visualizar. Não deixe de marcar presença neste evento, pois a arquitetura também é sua. A ir! •
+ Arquiteturas Film Fest