Em Nelas, o primeiro fim de semana de setembro é demarcado por um evento que reúne os néctares de Baco, a gastronomia e o artesanato da região.
Falamos da 23.ª edição da Feira de Vinho do Dão, a decorrer entre 5 e 7 de setembro na Praça do Município, em Nelas, vila erguida no coração da região Demarcada dos Vinhos do Dão, aos quais é atribuída a importância devida num evento que reúne produtores de tão apreciada bebida, bem como associações e empresas associadas ao setor vitivinícola, além de provas de vinho do Dão e de um workshop sobre a relação do vinho com a comunicação digital. Para regozijo do estômago, e porque um bom néctar de Baco quer-se em boa companhia, a gastronomia é também o prato forte do evento, com sessões de cozinha ao vivo protagonizada por chefs. Aos apreciadores dos costumes e da tradição informamos que o artesanato é ponto assente na Praça do Município durante os três dias de feira.
A celebração do vinho integra, ainda, uma homenagem à figura do escanção, estátua inspirada no escanção Fernando Ferramentas, da autoria do escultor Domingos Soares Branco, e cuja inauguração data de 1966.
No programa das festas constam bons sons para animar os presentes, sob o mote “As músicas que os vinhos Dão”. Assim, a ópera, o fado e a música popular vão ouvir-se num espetáculo em frente ao edifício da Câmara Municipal da vila, no qual irão abrir-se as portas de uma enorme taberna.
A propósito, tem planos para o primeiro fim de semana de setembro? •
+ 23.ª edição da Feira de Vinho do Dão