Esqueça a contaminação dos parques infantis insufláveis, as piscinas de bolas e outras evoluções que de encanto, originalidade e arte nada têm… aponte este nome: Monstrum.
Na Dinamarca os parques infantis são projeto levado a sério pela equipa Monstrum. Fogem a todo o standard e criam universos para as crianças brincarem a sério, explorando o que de mais fértil têm e que tão precioso é: a imaginação. Note, não só são tão mais perfeitos para os pequenos, como nos fazem querer voltar a ser pequenos. Estes sim, são parques de brincadeira que fazem as alegrias de muitos e das cidades, que passam a ter arte como playground.
Monstrum foi criada por dois pais dedicados que se conheceram nos teatros de Copenhaga onde trabalhavam como cenógrafos. Juntos, aliaram o seu conhecimento das artes, do design e o serem pais para criarem verdadeiros cenários para se viverem as mais loucas peças do mundo fantástico, assentes na estética, na segurança e no desenvolvimento motor das crianças – cada idade tem os seus desafios e não é esquecido a acessibilidade para as crianças com necessidades especiais. Tudo pensado ao pormenor, por este duo.
De aranhas gigantes a castelos de princesas, do Triângulo das Bermudas às casas distorcidas, de crocodilos a barcos encalhados, e tanto, mas tanto mais, todos são temas explorados por quem cria paisagens para se brincar. Se na Dinamarca já são premiados e justamente reconhecidos, internacionalmente começam a ganhar prémios e… a serem muito desejados.
Parques construídos e revestidos com madeira compensada de lariço (madeira resistente e elástica) e bétulas siberianas. As madeiras que estão em contato com a terra são de Robinia, que se caracteriza pela sua durabilidade – entre 24 e 40 anos em contato com o solo, sem impermeabilização. Quando não é utilizada a madeira, entram os metais galvanizados ou aço inoxidável, e tintas sempre à base de água. Tudo é pensado e criado tendo como premissa construir parques infantis que durem, sem esquecer o meio ambiente, e com custos controlados.
Já imaginou um parque Monstrum, na sua cidade, para os mais pequenos? •