“Cores de Outono” / Conservatório de Música

Na primavera e outono, as “Quintas do Conservatório”, prometem música e animação, com uma oferta diversificada no seu programa… estamos no outono.

Nos meses de março, abril, maio, foi a temporada “Sagração da Primavera”, como por aqui vos fomos falando. Agora, chegados ao outono, é tempo de estarmos com as “Cores de Outono”, nos meses de outubro, novembro e dezembro, com residência no Auditório do Conservatório de Coimbra. É um convite renovado, por parte do Conservatório da Lusa Atenas, para mais noites de música, teatro e palavra, sempre às quintas-feiras.

A edição de outono de 2014 arranca com Pedro Burmester, esta próxima quinta-feira, dia 2 de outubro. Pedro Burmester terminou o Curso Superior de Piano no Conservatório do Porto com 20 valores, tendo sido um dos mais distintos alunos de Helena Costa. Nos Estados Unidos trabalhou com Sequeira Costa, Leon Fleisher e Dmitry Paperno, tendo frequentado masterclasses com pianistas como Karl Engel, Vladimir Ashkenazi, T. Nocolaieva e E. Leonskaja. Um curriculum sem discussão. Burmester conta já com mais de 30 anos de carreira, 1000 concertos realizados pelo mundo (a solo, com orquestra ou nas mais diversas formações de música de câmara), uma dezena de gravações, e ainda participações em todos os festivais portugueses bem como em alguns dos mais distintos no estrangeiro. Admirado e reconhecido, é ele que abre as “Cores de Outono”, este ano. Esteve envolvido na criação da Casa da Música, de que foi Diretor Artístico e de Educação, assumindo-se como um dos principais responsáveis pela implementação do projeto, nacional e internacionalmente. Atualmente, para lá de uma intensa atividade artística, é professor na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) no Porto, na Escola Profissional de Música de Espinho e na Universidade de Aveiro. Neste concerto, em Coimbra, Pedro Burmester revisitará uma obra que marcou de forma indelével os primeiros anos da sua carreira internacional, a Partita no. 6 de J. S. Bach, e oferece-nos uma comovente interpretação de Bênção de Deus na Solidão, uma das peças mais místicas escritas por Franz Liszt para a coletânea Harmonias Poéticas e Religiosas. Programa de dia 2: J. S. Bach Partita no.6 em mi menor BWV 830 – I. Toccata, II. Allemande, III. Corrente, IV. Air, V. Sarabande, VI. Tempo di Gavotta, VII. Gigue e Andante do Concerto Italiano BWV 971, Fantasia Cromática BWV 903; Heitor Villa-Lobos das Bachianas Brasileiras no. 4 – Prelúdio, Coral; Franz Liszt – Benção de Deus na Solidão.

E como gostamos que tenha tempo para organizar a sua agenda, aqui tem uma suma das quintas-feiras que se aproximam, (perto dos espetáculos, sempre que se justificar, dar-lhe-emos o programa mais alargado como acima, com Pedro Burmester):
02/10, 21h30 – Música / Pedro Burmester.
09/10, 21h30 – Cinema / “Com que Voz”, realizado por Nicholas Oulman e apresentado por Ruben de Carvalho.
16/10, 21h30 – Música / Prémio Jovens Músicos.
23/10, 21h30 – Música / “Just in Time”, Trio HotClub Portugal com Paula Oliveira.
30/10, 21h30 – Música / “Life is Waiting for You”, The Casino Royal.
06/11, 21h30 – Música / “Língua – vol. 1”, Noa Noa.
13/11, 21h30 – Música / “O Cante das Ervas”, Celina da Piedade – Parceria Misty Fest.
20/11, 21h30 – Música / “Life is a Second of Love”, Rita Redshoes.
27/11, 21h30 – Música / Coimbra Gospel Choir.
04/12, 21h30 – Música / “Largo da Memória”, Ricardo Ribeiro.

Não deixe de dar vida à cultura, aos nossos artistas e saia de casa para ver e ouvir música e não só. A ter na agenda, no Conservatório de Música de Coimbra.

+ Conservatório de Música de Coimbra
+ A2C2