O VII Ciclo de Jazz de Santo Tirso regressa com uma palestra e um concerto, no próximo mês de outubro.
Iniciado em julho deste ano, o VII Ciclo de Jazz é promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, contando a presente edição com a colaboração da Associação Porta-Jazz. Um evento com o claro objetivo de continuar a promover o gosto pelo jazz através da realização de concertos com os mais destacados músicos do panorama nacional e internacional, reforçando sempre a aposta na formação de novos públicos.
Dia 4 de outubro será dia de palestra com Paulo Perfeito, que convoca o público para uma conversa sobre jazz com este importante nome do jazz nacional. Trombonista, compositor e pedagogo natural da cidade do Porto, Paulo Perfeito (1974) estudou jazz na Berklee College of Music onde obteve em 2001 o grau de bacharelato. Em 2007 conclui o mestrado no New England Conservatory e, mais recentemente, completou o doutoramento em Artes Musicais e Jazz na Eastman School of Music da Rochester University. Nos Estados Unidos foi distinguido, em 2013, com o DownBeat Student Music Award; prémio promovido pela prestigiada revista de jazz que se destina a destacar os mais brilhantes estudantes desta área. O músico colabora com diversas instituições e formações de jazz, como a Orquestra de Jazz de Matosinhos, e lidera ainda a Nu Jazz Orchestra, o 6teto Paulo Perfeito e o Upstate Connection Unit.
O quarteto do saxofonista e compositor sueco Johan Hörlen – figura de destaque do jazz europeu – apresenta-se no dia 10 de outubro, também no Centro Cultural de Vila das Aves para mais um concerto integrado no Jazz de Santo Tirso. Johan Hörlen traz ao Ciclo de Jazz o seu quarteto composto por músicos de excelência, provenientes da Suécia, Finlândia e Alemanha, nomeadamente Olaf Polziehn (piano), Martin Sjöstedt (contrabaixo) e Jussi Lehtonen (bateria). Neste concerto, de dia 10, o Johan Hörlen Quartet apresentará “Kwartier Lataeng” – disco gravado em 2012, no Estúdio Atlantis de Estocolmo, que inclui originais de Johan Hörlen e Martin Sjöstedt, mas também novos arranjos para alguns standards, numa mistura da tradição jazz com a contemporaneidade. Sons a ter de ouvir.
Datas próximas, a tomar nota na sua agenda jazz:
04/10 – 17h00 às 19h00, Paulo Perfeito – “Sobre Jazz”, Centro Cultural Vila das Aves.
10/10 – 21h30, Johan Hörlen Quartet, Centro Cultural de Vila das Aves.
A ir, em Santo Tirso.
+ VII Ciclo de Jazz de Santo Tirso
© Imagem: Quarteto Johan Hörlen.