A próxima quinta-feira, dia 23 de outubro, tem de ter, no Conservatório de Música de Coimbra, uma passagem obrigatória para amantes do jazz.
A cantora Paula Oliveira desafiou António José Veloso, Bernardo Moreira e Manuel Jorge Veloso, figuras de excelência e incontornáveis do Jazz nacional das décadas de 50 e 60, a gravarem um duplo-álbum de standards que vem mesmo a tempo – “Just in Time” – para nos deliciar com boa música. Eles questionaram as suas capacidades físicas, mas o plano de ensaios resultou e o álbum surgiu forte e seguro. Trata-se de um CD duplo (acompanhado de DVD) que junta as gerações mais novas a três nomes históricos do jazz: Bernardo Moreira, no contrabaixo, Manuel Veloso, na bateria – os dois fundadores do quarteto do Hot Club, em 1960 – e ainda António José Veloso, ao piano, e claro, não esquecer a voz de Paula Oliveira.
“Just in Time” é também o nome do primeiro CD do Hot Club que lançou, por ocasião do seu 66.º aniversário, uma nova etiqueta discográfica com este duplo de 16 temas entre clássicos e standards do jazz dos anos 50: “Não podendo ressuscitar memórias antigas, resolveu o Hot que é hora de começar a registar o presente para memória futura. Na história do Hot Club, 2014 será lembrado, entre outras prováveis boas razões, como o ano do nascimento da etiqueta discográfica @ Hot Clube”. Nas palavras de Paula Oliveira este álbum “É uma linguagem forte que se prende às pessoas, às emoções, que se prende a nós todos… um projeto lindo que me dá imenso gozo!“, “Tinha ouvido uma vez de forma espontânea estes músicos tocar e de repente disse para mim: é com estas pessoas que eu quero gravar!”. E foi com estes veteranos do nosso jazz, que se criou um álbum “Just in Time” para os reunir não só em estúdio, mas também nos palcos com a voz confirmada de Paula Oliveira. Para Bernardo Moreira, “Foi um desafio aliciante e ao mesmo tempo aterrador” a que não disse que não e Manuel Jorge Veloso confessou que “Ao fim destes anos, já com 76 anos de idade, é no fundo o primeiro disco em que participo e muito provavelmente o último”. No fundo, “Voltámos ao jazz de que nós gostámos, ao tal jazz ‘mainstream’, de ‘standards’, mas voltámos com os jovens de agora”, diz António José Veloso.
É um grupo de músicos de mão cheia que se junta para nos dar bom jazz, com interpretações singulares. Deixamos a ficha técnica para o concerto de quinta-feira, em Coimbra: Paula Oliveira (voz); António José Veloso (piano); Bernardo Moreira (contrabaixo); Manuel Jorge Veloso (bateria) / Músicos convidados: João Moreira (trompete); Jeffrey Davis (vibrafone); Bruno Santos (guitarra). Como vê, pelos músicos que junta, pela música que traz, é um concerto a não perder! Dia 23 de outubro, quinta-feira de outono, pelas 21h30, no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra •
+ Conservatório de Música de Coimbra
© Imagem: Pormenor do cartaz de divulgação.