E se um estacionamento fosse galeria de arte urbana? Seria assim, como o Parque de Estacionamento do Espaço Amoreiras, em Lisboa.
Vencedores do Art Parking no Espaço Amoreiras foram Pantónio, Gonçalo MAR e Mariana Dias Coutinho, entre outros nomes, apresentam os seus trabalhos no Parque do seu bem conhecido estacionamento do Espaço Amoreiras. Os artistas selecionados para a 1.ª Edição do Art | Parking, do Edge Arts, dão uma nova vida às paredes de um normal parque de estacionamento com os seus graffitis e os sete magníficos são: Pantónio, Gonçalo MAR, Pedro Zamith, Zana Moraes, SMILE, Edis One, Maria Passô, e Mariana Dias Coutinho, convidada especial para esta edição, também autora de um trabalho de arte urbana, nas paredes do Parque de Estacionamento.
Os trabalhos destes artistas foram inaugurados no passado dia 25 de setembro e estão à espera da sua visita. Das várias obras de arte urbana destaca-se o trabalho de Pantónio, artista açoriano que se tornou conhecido depois de ter trocado as voltas às placas de sinalização em Lisboa, quando a troika entrou em Portugal – “Sendo um parque de estacionamento subterrâneo, pretendo aproveitar o ambiente e jogar com isso”, revela Pantónio. Gonçalo MAR, veterano no mundo da Arte Urbana, participou na maior intervenção mural do norte de Portugal e desenhou duas capas para o Jornal Expresso, é outro nome de destaque – “‘Chegamos sempre ao sítio onde nos esperam’ – é o título desta peça, concebida a partir deste pressuposto de Saramago, onde revejo aqui o parque de estacionamento como um lugar de encontros e desencontros nesta nossa atarefada agenda”, afirma MAR. Maria Passô é a artista revelação desta 1.ª edição e a aposta do Edge Arts no talento emergente; com apenas 18 anos, estuda na Escola António Arroio, e personaliza as paredes do Parque de Estacionamento do Espaço Amoreiras com o trabalho “Tenho saudadinhas tuas, amor”.
O Edge Arts foi criado em 2012, no ano em que o The Edge Group celebrou o seu 10.º aniversário. É um projeto cultural destinado a promover a arte contemporânea, através da pluridisciplinaridade dos seus espaços. Focado na aposta nas novas gerações de artistas portugueses e na criação de programas baseados na inovação, criatividade, sustentabilidade e empreendedorismo, o Edge Arts organiza exposições, conferências, concertos e outras iniciativas, que pretendem divulgar a arte contemporânea junto de públicos que habitualmente não visitam os museus e atrair novos públicos (nacionais e estrangeiros) de diferentes áreas de negócio pelo envolvimento de opinion leaders do ramo no seu programa de atividades. Este estacionamento transformado em galeria de arte urbana é prova concreta do espirito e objetivos do Edge Arts. Este momento Art | Parking pode ser visitado dentro dos horários do Espaço Amoreiras: de 2.ª a 6.ª feira das 07h00 às 23h00, aos sábados das 09h00 às 21h00 e aos domingos e feriados das 09h0 às 18h00. Não deixe de passar por lá e viver arte onde menos esperava encontrar. A ir! •
+ Espaço Amoreiras
© Arte em destaque: Pantónio.