McNamara e a prancha made in Portugal

O desafio traduz-se na conceção de uma prancha de surf com cortiça portuguesa pela empresa nacional Polen Surfboards. Eis o resultado da parceria da Mercedes-Benz Portugal com a Corticeira Amorim para Garrett McNamara.

A resistência, por um lado, e a flexibilidade, por outro. São estas as duas características tidas em conta na escolha da cortiça, “neste caso específico da gama Corecork”, segundo palavras de Carlos de Jesus, diretor de comunicação da Corticeira Amorim, por parte do surfista havaiano Garrett McNamara, para a produção da sua nova prancha, com a qual irá enfrentar as ondas da Nazaré.

Assim surge o apoio da centenária Corticeira Amorim, reconhecida pelo seu know-how no desenvolvimento de produtos inovadores feitos com o referido material sustentável e cem por cento nacional. Por sua vez, a Polen Surfboards, empresa de Cascais ligada, há 25 anos, ao surf, põe à disposição a técnica, a tecnologia e o conhecimento no processo de conceção da prancha desenvolvida no âmbito do MBoard Project.

A associação com ambas as empresas portuguesas é feita através da Mercedes-Benz Portugal, que ambiciona levar este projeto de âmbito nacional além fronteiras, pois foi a casa mãe da marca alemã que desenhou as pranchas com que o surfista havaiano surfou, em 2013, as ondas gigantes da Nazaré.

Além da prancha em cortiça, está em vista o fabrico de uma outra a partir da espuma usada nas asas dos aviões, material que McNamara, o detentor do recorde mundial da maior onda alguma vez surfada, trouxe do outro lado do mundo, da Califórnia. •

+ Mercedes-Benz Portugal
+ Corticeira Amorim
+ Polen Surfboards