Warwickshire Choristers / Santo Tirso

O aclamado grupo infantil Warwickshire Choristers (Inglaterra) abre com chave de ouro o “Polifonias” – Ciclo de Música Coral promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso.

Fundado em 2008, o grupo Warwickshire Choristers integra crianças e jovens cantores do sexo masculino com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos. Com um reportório variado, o grupo tem atuado em importantes salas de espetáculo de Inglaterra e em países como França e Bélgica, tendo sido, em 2010, galardoados com o prémio máximo do Festival Nacional de Música para a Juventude, e já contando com dois álbuns gravados até ao momento. Os Warwickshire Choristers, com o maestro Garry Jones como diretor artístico, têm-se destacado pela excelência e particularidade vocal dos seus ainda jovens, mas bem experientes, elementos. Sobem ao palco no próximo domingo, dia 26 de outubro, pelas 18 horas, na Fábrica de Santo Thyrso.

Neste primeiro de três espetáculos dedicados à Música Coral, atua também o Coral Mille Voci. Fundado em junho de 1992 pelo maestro António Diogo, o Coral Mille Vocci tem como principal objetivo a difusão da música coral polifónica, abarcando o seu reportório obras de polifonia seiscentista até ao século XX. Trata-se de um coral misto composto por cerca de 35 elementos, cuja atividade principal se desenvolve na região do grande Porto, realizando com igual frequência intercâmbios com outros grupos corais, cá dentro e além fronteiras. No seu palmarés de mais de vinte anos, contam-se registos discográficos e a participação em importantes espetáculos de música coral.

No âmbito deste Ciclo de Música Coral, no dia 22 de novembro, o Centro Cultural de Vila das Aves acolhe ainda atuação dos Pequenos Cantores da Maia – grupo fundado em 1991, constituído por crianças e jovens oriundos daquele município da Área Metropolitana do Porto com um notável percurso feito de inúmeras atuações dentro e fora do país e colaborações diversas com outros agrupamentos e/ou conceituados músicos nacionais; dirigido desde a sua fundação pelo maestro Victor Dias, o grupo apresenta um reportório que vai do clássico à música popular, com incursões pelos espirituais negros, pelo rock e até mesmo pelo fado. No dia 20 de dezembro, em vésperas de natal, será a vez da atuação do Grupo Coral de Vila das Aves e do Grupo Coral de Delães – fundados nos anos de 1970, ambos comungam também do facto de surgirem com o propósito de participar na vida litúrgica das respetivas paróquias; neste concerto, apresentam um reportório entre o erudito e o popular, sem esquecer os mais célebres temas de Natal.

Como vê, Santo Tirso está imparável a dar voz a vozes num estilo que merece tanto destaque como os demais festivais que preenchem o panorama musical em terras lusas. Ficam as datas alinhadas para bem organizar a sua agenda musical:
26/10, a partir das 18h00 / Warwickshire Choristers e Coral Mille Voci. Na Fábrica de Santo Thyrso.
22/11, pelas 18h00 / Pequenos Cantores da Maia. No Centro Cultural de Vila das Aves.
20/12, pelas 21h30 / Grupo Coral de Vila das Aves e Grupo Coral de Delães. No Centro Cultural de Vila das Aves.

Todos os espetáculos inseridos neste ciclo de concertos, tem entrada livre. Vai ficar em casa? •

+ Fábrica de Santo Thyrso
+ Centro Cultural de Vila das Aves
© Fotografia: Warwickshire Choristers.