Ana Cláudia / Casa Independente

A Casa Independente, no Largo do Intendente – 45, em Lisboa, despede-se de 2014 anunciando o primeiro concerto de 2015.

Ana Cláudia editou o seu primeiro disco – (um EP com quatro composições originais e uma interpretação de um original de Cícero) – no dia 20 de Outubro, deste ano, sob o título “De Outono”. O EP encontra-se disponível para download gratuito na NOS Discos (ver link no final do artigo). Nas últimas semanas muito se tem escrito sobre esta estreia que se crê auspiciosa. Agora, depois do intenso concerto que deu no Festival Mexefest, é a vez de se apresentar, em nome próprio, na Casa Independente, no dia 16 de Janeiro, uma sexta-feira, pelas 23h00. O bilhete tem o preço único de 5€.

Licenciada em Jazz, pela Escola Superior de Música de Lisboa, tem sido presença assídua em várias formações musicais ligadas às raízes tradicionais portuguesas e ao Jazz, compondo as suas próprias músicas nos intervalos. Mas… não haverá por ali também um tempero de Bossa Nova? Estilo que tem uma influência forte do Jazz. Um ano depois de ter integrado a coletânea “Novos Talentos Fnac” com o tema “O Caminho Dela”, Ana Cláudia gravou uma versão de “João e o Pé de Feijão”, do brasileiro Cícero, e no passado outubro brindou-nos com o seu EP de estreia. Na página de Facebook de Ana Cláudia podia ler-se que o Outono “É a estação das colheitas e dos inícios. De pegar nos frutos maduros e saboreá-los ao som das folhas que começam a cair. Este Outono vai ser especial. Mal posso esperar!”. Esperou e colhe agora os frutos do seu trabalho. “Colher de Chá“, “Bailarina“, “João e o Pé de Feijão” (original do brasileiro Cícero), “Riso” e “Outro Caminho“, são as músicas que integram o registo de estreia desta nova voz da música nacional. São elas que estarão em destaque no concerto, mas também haverá espaço para outros originais, não editados (por enquanto) e algumas versões de outros músicos.

No palco, a seu lado, estarão António Quintino (contrabaixo), David Pires (bateria) e Margarida Campelo (teclados). Certas, serão também as participações especiais de Alex D’Alva Teixeira e de Ben Monteiro (responsável pela produção do disco). Pop alternativa, eletrónica, bass music, Jazz e MPB, tudo em português doce de voz quente. A Casa Independente começa o ano com nova música portuguesa, num concerto que promete. A ir, em Lisboa.  •

+ Ana Cláudia
+ Casa Independente
+ Nos Discos – Ana Cláudia
© Fotografia: Ana Cláudia.