A celebração do novo ano com espumante português

Espumante de Pinot Noir e Chardonnay do Douro. Eis o néctar de Baco que marca o regresso da Real Companhia Velha na produção de espumantes, ideal para brindar a 2015.

A partir das castas Chardonnay e Pinot Noir, oriundas da prestigiada região de Champagne, em França, a casa duriense de vinhos do Porto e do Douro Real Companhia Velha, com mais de 250 anos de existência, produziu um espumante premium, o Real Companhia Velha Espumante Pinot Noir & Chardonnay Bruto 2012. De acordo com o comunicado, o aroma é fresco e aromático, com notas frutadas e muito elegantes, o que lhe confere intensidade e carácter, revelando-se saboroso e delicado no palato, com “surpreendentes notas de brioche, que lhe conferem um perfil único”.

As uvas das castas – Pinot Noir e o Chardonnay – utilizadas na produção do espumante são provenientes da Quinta de Cidrô, tendo a colheita obedecido “a critérios específicos, com o objetivo de espumantização, ou seja, que privilegiam uma acentuada acidez em harmonia com a evolução dos aromas e sabores e que ocorre antes de atingir a plena maturação tradicional”, segundo o comunicado.

Depois das uvas terem sido levemente prensadas a baixa pressão, a fermentação foi feita em cubas de inox com controle de temperatura, seguida de um primeiro estágio realizado em inox e, a posteriori, uma segunda fermentação, esta em garrafa, onde decorreu novo estágio, por um ano. O processo de degorgement, o qual consiste em retirar a cápsula e o depósito ao mesmo tempo, antecedeu a entrada no mercado.

Agora brindemos a 2015! •

Real Companhia Velha