Sim. Leu bem. Bons sons 2015, pois a partir de agora Bons Sons (portugueses) é festival anual.
Já não terá de esperar dois anos para assistir à 6ª edição do BONS SONS.O Festival de Música Portuguesa regressa em 2015 para assumir uma periodicidade anual, depois de um ciclo de 5 edições bienais, de tanto sucesso. A qualidade e diversidade da produção musical nacional, a boa receptividade do público, músicos e críticos, aliados à vontade de uma aldeia que acredita na música nacional e neste projeto, motivaram a entrada neste novo ciclo que traz muita satisfação, mas também muita responsabilidade à organização, que cremos que não irá desiludir nem baixar a bitola. E as datas já estão agendadas! Aldeia de Cem Soldos está pronta para, nos dias 13, 14, 15 e 16 de Agosto, voltar a ser o palco privilegiado da Música Portuguesa.
As edições do BONS SONS têm sido memoráveis e tido o melhor dos feedbacks do público. Para isso, contribuem os espetáculos únicos proporcionados pelos músicos que se deixam contaminar pela experiência única que é o BONS SONS, o enquadramento singular da aldeia, tanto do casario com a integração dos palcos nas ruas, praças e largos, como da sua comunidade que mantêm viva uma ruralidade jovem, contemporânea, cultural e socialmente bem ativa, e que tão bem sabes receber. O merecido reconhecimento chegou em 2014 com o prémio de Festival Mais Sustentável de 2014 pelo Portugal Festival Awards e nomeado noutras sete categorias, Jornal I destacou-o também como um dos eventos do ano que mudaram a face do país. O foco dado pela comunicação social às características únicas do Festival tem dado, também, eco da qualidade e largo espectro da programação, do seu lado ecológico e do cariz social da intervenção na aldeia de Cem Soldos.
Para 2015 o festival consolida parcerias e assume-se como polo aglutinador de outras disciplinas artísticas e construiu pontes entre associações que trabalham em prol de uma reflexão sobre a produção cultural nacional e na sua aproximação ao cidadão comum. Para 2015, está assegurada a consolidação das parcerias com: Música Portuguesa a Gostar Dela Própria na programação musical da Igreja; Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino nas dinâmicas com os simpáticos burros de Miranda; Associação Canto Firme nas actividades musicais didácticas dirigidas a bébés e crianças; Curtas em Flagrante na mostra de curtas-metragens de língua portuguesa; Walk&Talk que traz intervenções de arte contemporânea às ruas de Cem Soldos. Nas novas parcerias estão já garantidas as parcerias com: Associação Mural Sonoro, criada pela investigadora Soraia Simões distinguida com o Prémio Megafone/SPA em 2014 para trazer “Conversa ao Correr das Músicas”; Associação Cultural d’Orfeu, promotora do projecto OuTonalidades com a missão de incentivo à circulação da música ao vivo; Transforma, mais particularmente com o seu projecto de Laboratório para as Práticas Artísticas Contemporâneas.
O lema já sabe – “Venha Viver a Aldeia”. O nomes a fazerem parte do cartaz de 2015… vamos revelando. Para já, coloque na sua agenda os dias 13, 14, 15 e 16 de agosto, deste ano. Um Festival a ter de ir! •
+ Bons Sons
© Fotografia de destaque: Pedro Sadio.
Partilhe com os seus amigos: