Hauschka & Hildur Guđnadóttir / Maria Matos

O pianista alemão Hauschka e a violoncelista islandesa Hildur Guđnadóttir regressam ao Teatro Municipal Maria Matos (MM) para uma noite muito especial em que tocarão a solo e juntos.

Hauschka e Hildur Guđnadóttir deram, ao público, duas belas memórias há cinco anos, em 2010: o pianista alemão estreou para encanto do público e no 41.º aniversário do MM, com um ensemble de 11 músicos, do seu álbum “Foreign Landscapes”; e a violoncelista islandesa surpreendeu com o seu lindíssimo e inultrapassável “Without Sinking”.

Passado pouco tempo, os dois encontrar-se-iam para “Pan Tone”, um projeto a dois, inesperado o suficiente para alimentar o desejo, do MM em ter os dois músicos de volta à sua sala. Eis chegado esse momento, sublinhado agora pela vontade de ouvir os novos e recentes trabalhos de cada um: Hauschka com “Abandoned City” e Hildur com “Saman”. Ambos os álbuns são a contínua exploração dos seus instrumentos, como se fossem máquinas de fazer todas as músicas possíveis e imagináveis: o piano preparado ou o violoncelo em loop poderão fazer-vos duvidar, constantemente, dos seus sentidos. A  mestria na destreza técnica deslumbra e as novas composições criam universos com vida própria, cheios de uma diversidade e encantamento, como vos levará, com certeza, a viajar pelo mundo (com Abandoned City) e no tempo (com Saman). Primeiro a solo e depois em duo: três concertos num só ou uma oportunidade a colocar em agenda.

Dia 26 de fevereiro, pelas 22h00, no Teatro Municipal Maria Matos, em Lisboa, Hauschka – piano, piano preparado e eletrónica -, e Hildur Guđnadóttir – violoncelo e eletrónica. A tomar nota, a ir. •

+ Teatro Municipal Maria Matos
© Antje Taiga Jandrig.

Partilhe com os seus amigos: