No próximo fim-de-semana, longo e de Páscoa, o Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB) apresenta um concerto da Orquestra de Câmara Portuguesa e um espectáculo do Ballet Nacional da Argentina, que fará assim a sua estreia em Portugal.
A Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) subirá ao palco da Sala Principal do TMJB na sexta-feira, dia 3 de Abril, pelas 21h30, para um Concerto de Páscoa a não perder. A cada nova temporada a Orquestra de Câmara Portuguesa escolhe um espírito para a inspirar. O espírito costuma ter nome de compositor e denunciar, desde logo, as obras que estarão no centro dos concertos dados nesse ano. No entanto, o lema da formação para 2015 é “OCP: Espírito radical!”, pelo que o programa se definiu em função da atitude original e inconformista que os nomes de Schumann e Brahms personificam. Para o primeiro, o momento de inspiração era “a centelha absoluta da criação artística” e compor exigia combinar partes idênticas de caos e de disciplina (o que, no seu caso, implicou até escrever música durante episódios maníacos). Brahms é, por sua vez, o exemplo de um espírito aberto a todas as ideias, que almeja a universalidade e uma arquitectura musical perfeita e refinada. A OCP apresenta as segundas sinfonias de ambos, na esperança de contagiar toda a família com a emoção e a energia que têm em comum com os concertos dirigidos pelo maestro Pedro Carneiro.
No Domingo de Páscoa, dia 5 de Abril, pelas 16h00, será a vez do Ballet Nacional da Argentina, que se apresentará pelas 16h00. Fundada em Janeiro de 2014 por iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social, a primeira companhia nacional de bailado da Argentina passará por Almada na digressão com que se estreia na Península Ibérica, apresentando um conjunto de cinco peças: Chopiniana, a partir da música de Frédéric Chopin; o curto bailado A morte do cisne, imortalizado pela bailarina russa Anna Pavlova no início do século XX; Clair de lune, a partir de Claude Debussy; e, finalmente, Birthday Offering, o bailado de Frederick Ashton apresentado em 1956 para comemorar o 25º aniversário do The Royal Ballet de Londres.
Se passar a Páscoa pela zona da grande Lisboa, vá até Almada e viva bons momentos culturais. A ir. •
+ Teatro Municipal Joaquim Benite
© fotografia de destaque: Ballet Nacional da Argentina.
Partilhe com os seus amigos: