Em conversa: Música Independente / AMAEI

A AMAEI – Associação de Músicos, Artistas e Editoras Independentes, é nome a reter se na cena musical estiver envolvido e a primeira (e necessária) sessão debruçada sobre a música independente é já amanhã.

A missão da AMAEI é clara, definida e estruturada: “Defender, unir, organizar e promover o setor da música independente nacional, tanto em Portugal como no estrangeiro“. A AMAEI – Associação de Músicos, Artistas e Editoras Independentes – realizará a sua primeira sessão aberta ao público amanhã, dia 7 de Março de 2015, pelas 18h00, no Espaço Espelho D’Água em Belém, Lisboa.

A AMAEI é a Associação Fonográfica que reúne os Produtores Fonográficos Independentes em Portugal e defende os interesses dos artistas auto-editados e das editoras independentes, bem como procura organizar, apoiar, reforçar e promover todo o sector da música independente nacional. A AMAEI é associada da WIN (Worldwide Independent Network) e da IMPALA (Independent Music Companies Association). O trabalho da associação tem sido desenvolvido tanto a nível nacional, com estabelecimento de protocolos e parcerias essenciais, como internacional, com especial foco na exportação da música independente portuguesa. Neste âmbito, importa referir que a associação já esteve presente em 20 feiras profissionais de música internacionais desde 2012. O objetivo desta sessão é apresentar, oficialmente, a AMAEI ao público interessado em conhecer os objetivos, a missão e os membros da associação, bem como um pouco de todo o trabalho desenvolvido desde 2012, ano da sua fundação. A sessão aberta terá o seguinte programa:
18h00 – Apresentação da AMAEI / Quem somos, objetivos e missão; A defesa dos interesses das editoras independentes e dos artistas auto-editados.
18h30 – Direitos de Autor e Direitos Conexos / Os direitos e os deveres das editoras independentes e artistas auto-editados.
19h00 – Sessão de perguntas e respostas aberta à participação dos presentes.

Esta sessão é aberta, também, aos órgãos de comunicação social interessados em conhecer o contexto atual do setor da música independente, nacional e internacional, e em perceber quais os objetivos que se pretendem alcançar nos próximos anos de trabalho. Uma sessão, a primeira de muitas, esperamos, de uma associação que quer ser berço seguro da música independente, de todo o país, dando-lhe mais força e visibilidade. A todos, se não puderem estar presentes amanhã, não deixem de colocar a AMAEI nos vossos destaques para que a música que ouvem, fazem, produzem, editam, divulgam… seja sempre independente! •

+ AMAEI

Partilhe com os seus amigos: