The Cliff Bay inaugura Rota das Estrelas 2015

Entre 13 e 17 de março, o hotel The Cliff Bay, no Funchal, sob a batuta do anfitrião, o chef Benoît Sinthon, do Il Gallo d’Oro, é palco do festival de alta gastronomia de cunho nacional, onde os chefs de restaurantes de restaurantes de cinco países europeus e, claro, de Portugal continental, irão mostrar o que valem.

Assim que baterem as sete badaladas da tarde de 13 de março dá-se início à 6.ª edição da Rota das Estrelas, no The Cliff Bay, na cidade do Funchal, ilha da Madeira, com o Kitchen Alive. O jantar volante em que prestigiados chefs de cozinha irão interagir com os presentes, partilhar dicas gastronómicas com os mais curiosos e prometem ousar nos sabores pela conquista do palato. Desde o lobby inferior, com o champagne, as ostras, o lavagante, a cavala, o porco bísaro, os vinhos portugueses, ao restaurante The Rose Garden, com o caviar, os queijos, o sushi, o foie gras, os doces, os vinhos internacionais, lado-a-lado com música ao vivo. Ao longo da noite, todos os caminhos irão dar ao interior da cozinha, onde a cozinha molecular fará as delícias de gourmands e gourmets, na companhia das sonoridades de um Dj.

Na lista dos chefs convidados desta primeira noite da Rota das Estrelas de 2015 constam: Joachim Koerper (Eleven, Lisboa / 1 estrela Michelin), João Rodrigues (Feitoria, Lisboa, 1 Estrela Michelin), Olivier Barbarin (Châteaux d’Audrieu, em Audrieu, no norte de França / 1 estrela Michelin), Davy Tissot (Les Terrasses de Lyon, Lyon, França / 1 estrela Michelin), Paulo Morais (Umai, Lisboa), Ljubomir Stanisic (100 Maneiras, Lisboa), Albano Lourenço (Arcadas, Coimbra), Fabian Nguyen (Ritz Four Seasons, Lisboa), Miguel Gameiro (escola Alain Ducasse) e Rui Martins (Cook Avec Moi, consultor). O valor do jantar volante é de 120 euros (por pessoa / tudo incluído).

O fim-de-semana é, por sua vez, preenchido por atividades múltiplas. Food Safari (45 euros por pessoa) é o nome da primeira ação do dia 14, que contempla, a partir das 11 horas, um percurso pela ilha feita pelos chefs Benoît Sinthon e chef Ljubomir Stanisic, ambos autores de livros gastronómicos –  “Madeira by Benoît Sinthon”, uma homenagem aos sabores da ilha, e “Papa-quilómetros Europa”, uma viagem gastronómica em 12 países europeus, respetivamente – e uma ocasião para (re)descobrir a beleza natural da ilha.

Porque hé néctares de Baco que casam bem com alta gastronomia, está programado, para as 16.30 horas, o workshop “Portuguese wine heritage” dado por Sérgio Marques, o escanção do Il Gallo d’Oro. A entrada é livre. Mais tarde, às 19 horas, o Il Gallo d’Oro abre as portas para um Premium Dinner Dance (68 euros por pessoa).

O domingo começa, às 11.30 horas, com uma demonstração aberta a todos e que está nas mãos do maître d’ Il Gallo d’Oro, Luís Soares: “L’Art de la table”. Para as 16.30 horas está reservado o workshop “All about caviar” no Navigatour’s Lounge, com Caviar Studio (20 euros por pessoa – inclui copo, champanhe e degustação de caviar). À noite, o Il Gallo d’Oro é palco de um menu assinatura do chef anfitrião, Benoît Sinthon (95 euros por pessoa).

Já na segunda, dia 16, o The Cliff Bay promete seduzir o palato dos mais gulosos com o workshop “Flambés, crepe Suzette or Sabayon”, no lobby inferior, com o maître d’ Duarte Mendes. A entrada é livre. Para a noite, reserve mesa no Il Gallo d’Oro que, a partir das 19 horas, abre as portas para um cocktail seguido de um jantar com um menu de degustação, a fusão de estilos de seis chefs: Thomas Bühner (La Vie, Alemanha / 3 estrelas Michelin), Michel Van der Kroft (‘t nonnetje, Holanda / 2 estrelas Michelin), Jordi Esteve (Nectari, Espanha / 1 Estrela Michelin), Jacqueline Pfeiffer (Vestibül, Áustria) e Benoît Sinthon, o anfitrião. O valor do repasto é de 140 euros por pessoa.

O dia 17 é marcado, à mesma hora, por outro repasto gourmet (180 euros por pessoa). Desta vez, o chef do Il Gallo d’Oro convida Dieter Koschina (Vila Joya, Albufeira / 2 estrelas Michelin), Hans Neuner (Ocean, Porches / 2 estrelas Michelin), Erlantz Gorostiza (M.B., Espanha / 2 estrelas Michelin) e Jordi Esteve (Nectari, Espanha / 1 estrela Michelin), além de Jacqueline Pfeiffer (Vestibül, Áustria).

Mas muito antes, às 12 horas, o Il Gallo d’Oro é solicitado pelo maître d’ Luís Soares, para o workshop de degustação “Queijos e enchidos nacionais”. A entrada é livre.

A gourmets e gourmands informamos que a reserva prévia deve ser feita pelo 291 707 700 ou através de info@cliffbay.com.

A propósito, há quanto tempo não vai à Madeira? Bom apetite! •

+ Rota das Estrelas
© Fotografia: Henrique Seruca

Para partilhar com os amigos

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.