Exposição: Arquitetura, Design e Acústica / OA

A Galeria da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa, recebe, de 7 a 22 de maio, a exposição “Arquitectura, Design e Acústica” que vai mostrar fotografias e desenhos inéditos do edifício da Reitoria e Biblioteca Nacional, ilustrativos do desenvolvimento da acústica em Portugal.

A Exposição, abre ao público dia 7 de Maio, e vem assinalar os 60 anos do edifício da Reitoria de Lisboa, obra maior de Porfírio e António Pardal Monteiro. No dia da abertura, às 18h00, realizar-se-á no Auditório da Ordem dos Arquitectos uma conferência que ilustra aspetos peculiares desta obra e em particular os projetos de António Pardal Monteiro, no âmbito da acústica em Portugal.

São conferencistas os arquitetos João Pardal Monteiro, autor da dissertação “Para o Projecto Global-Nove Décadas de Obra, Arte, Design Técnica na Arquitetura do Atelier Pardal Monteiro”, Jorge Mealha (autor do Edifício Central do Parque Tecnológico de Óbidos) e Francisco Santiago (Mestre especialista em Acústica). Ambas, conferência e exposição, com entrada livre, darão um especial enfoque aos edifícios da Reitoria e Biblioteca Nacional iniciados em 1956 por Porfírio Pardal Monteiro e mais tarde continuados por António Pardal Monteiro.

De acordo com a sinopse da Exposição “após um projeto inicial que se revelou insuficiente para as necessidades e depois do falecimento de Porfírio Pardal Monteiro, foi elaborado um novo estudo por António Pardal Monteiro para o edifício da Reitoria, que acrescentou um novo conjunto de instalações, destinadas ao Reitor, nomeadamente um anfiteatro que aumentou o volume da construção, especialmente da Aula Magna“. Segundo refere João Pardal Monteiro na sua tese, a Aula Magna, sendo a maior sala que se construiu em Portugal na época, provocou um estudo muito aprofundado de todas as especialidades do projeto sob a orientação de António Pardal Monteiro, que contou com a brilhante colaboração nos interiores de Daciano Costa como designer de todo o mobiliário e na definição dos materiais e acabamentos. “Todos estes aspetos interiores da sala foram estudados com o especialista em acústica, engenheiro Manuel Bivar, tendo sido feitos cálculos para os tempos de reverberação, de várias formas e utilizações, com vista a obter alguma versatilidade de utilização, além dos atos solenes onde a principal incidência é na palavra“, lê-se na dissertação. Ainda no dia 7 de Maio, depois da conferência, pelas 21h00, vai decorrer no Showroom “A Linha da Vizinha” (Av. Conselheiro Fernando de Sousa 27, 1070 Lisboa) uma vernissage em torno de um mural de parede acústica My Wall que conta com o apoio Fantoni. A iniciativa conta ainda com uma conferência com o designer Matteo Ragni a decorrer dia 8 de Maio, às 19h00, no Showroom Quarto Sala (Praceta José Epifânio de Abreu nº 4, Oeiras), intitulado “Hub, um novo conceito de trabalho”. O designer italiano foi o criador do sistema Hub para a Fantoni.

A Galeria de Exposições da Ordem dos Arquitectos está aberta ao público todos os dias úteis, das 10h00 às 18h00. Viaje no tempo e visite esta exposição de um edifício emblemático da história da nossa arquitetura. •

+ Ordem dos Arquitectos
@Imagem: Perspectiva da Aula Magna da Reitoria. Espólio do arq. PPM depositado no Arquivo do Forte de Sacavém do SIPA (IHRU).

Partilhe com os seus amigos:

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.