O Festival de Sintra celebra a sua 50.ª Edição com uma homenagem especial à Marquesa do Cadaval, no próximo mês de maio.
De 9 de maio a 7 de junho, Sintra volta a ser palco da música romântica com o Festival de Sintra, que se realiza em alguns dos mais emblemáticos palácios do município, palácios que nos encantam, sempre. Evento que, este ano, presta homenagem a uma figura incontornável na história do Festival: a Marquesa de Cadaval. Profundamente envolvida no mecenato e no mundo musical, Olga Nicolis di Robilant, Marquesa de Cadaval, foi presidente da Sociedade de Concertos e grande impulsionadora das carreiras de jovens músicos, que viriam a tornar-se, mais tarde, nomes sonantes do panorama musical, como Nelson Freire, Martha Argerich, Roberto Szidon, Daniel Barenboim, entre muitos outros. Também o Festival de Sintra foi, desde o seu começo, um dos grandes beneficiários do seu mecenato.
Assim, para inaugurar o Festival a 9 de maio, no Dia da Europa, o pianista Nelson Freire sobe ao palco do Centro Cultural Olga Cadaval para apresentar um recital de piano, concerto que assinala ainda a celebração do 70.º aniversário do pianista. Já no domingo 10 de maio, a encerrar o primeiro fim de semana que se propõe ao diálogo de gerações, o concerto “Jovens Talentos” irá revelar nomes emergentes da música clássica. A música de câmara dá o tom ao segundo fim de semana do Festival, com concertos obrigatórios. Nos dias seguintes a Condessa Teresa Schonborn, neta da Marquesa de Cadaval, abre as portas da Quinta da Piedade para receber sonoridades com o tema piano romântico, revistar-se-ão obras de alguns dos mais reconhecidos compositores como Schubert, Liszt, Chopin, Haydn e Tchaikovsky, entre outros. Estes concertos têm lugar no Palácio Nacional de Queluz e na Quinta da Piedade e compõem o programa para os dias 22, 23 e 24 de maio.
Um dos momentos altos desta edição do Festival de Sintra é o fim de semana dedicado à Marquesa de Cadaval, que será evocada em dois concertos no Palácio Nacional de Sintra: 29 de maio, e, 31 de maio, com sonoridades compostas por obras queridas da Marquesa de autores como Monteverdi, Vivaldi, Rossini, Mendelssohn, Brahms, entre outros. Neste fim de semana de homenagem tem ainda lugar um recital de piano acompanhado por poesia. No último fim de semana realizam-se dois concertos que merecem destaque no dia 5 de junho e no dia 6 de junho, com “Carmina Burana” de Carl Orff, no Largo Fronteiro ao Palácio Nacional de Queluz, num Tributo a Dom Nuno Alvares Pereira, patrono da GNR e ascendente direto dos Marqueses de Cadaval.
Destaque também para a nova secção “Contrapontos”, que encerra um programa composto por três concertos de bandas filarmónicas locais, que se realizam na Quinta da Ribafria. Paralelamente ao programa de concertos, realizam-se, nos dias 10 e 30 de maio e 6 de junho, três master classes sobre o romantismo, conduzidas por Rodrigo Sobral Cunha, a não perder. À exceção do concerto de encerramento, de entrada livre, todos os ingressos terão um preço fixo de 10€. O valor da bilheteira reverte para o novo espaço do Conservatório de Música de Sintra.
Que se revele o programa para colocar na sua agenda cultural:
1.º Fim de Semana: Diálogo de Gerações.
09/05, sábado, 21h30 – Centro Cultural Olga Cadaval – Nelson Freire (comemorando também os 70 anos do artista).
10/05, domingo, 21h30 – Palácio Nacional da Pena – Jovens talentos – Varvara Kutusova e Alexander Malofeev.
2.º Fim de semana: Música de Câmara.
15/05, sexta, 21h30 – Palácio Nacional de Sintra – Duo Frédéric Pelassy / Ghizlane Hamadi (violino e piano).
16/05, sábado, 16h30 – Quinta da Piedade – Trio Aeternus (Alexander Stewart – violino; Varoujian Bartikian – violoncelo; Lucjan Luc – piano).
17/05, domingo, 16h30 – Quinta da Piedade – Quarteto de Moscovo (Alexei Eremine – piano; Alexei Tolpygo – violino; Alexandre Delgado – violeta; Guenrikh Elessine – violoncelo).
3.º Fim de Semana: Piano Romântico.
22/05, sexta, 21h30 – Palácio Nacional de Queluz – Anna Pavlova.
23/05, sábado, 16h30 – Quinta da Piedade – Jefrey Swann.
24/05, domingo, 16h30 – Quinta da Piedade – Anastasyia Naplekova.
4.º Fim de semana: A Marquesa de Cadaval, seus Amigos, sua Vida.
29/05, sexta, 22h00 – Palácio Nacional de Sintra – Quarteto Lopes Graça e Olga Prats (piano).
30/05, sábado, 21h30 – Palácio Nacional de Sintra – “Ausências”, uma forma de estar romântica; Leonor Seixas e Paulo Pires – poesia; Carla Seixas – piano.
31/05, domingo, 21h30 – Palácio Nacional de Sintra – “Evocações” – Olga de Cadaval; Sandra Medeiros – soprano; Carolina Figueiredo – meio-soprano; João Rodrigues – tenor; André Henriques – baixo; Olga Prats – piano; João Paulo Santos – piano. Obras de Monteverdi, Vivaldi, Rossini, Mendelssohn, Schumann, Gounod, Hahn, Poulenc, Stravinsky e Brahms.
5.º Fim de semana: Encerramento.
05/06, sexta, 21h30 – Palácio Nacional de Queluz – Concerto comemorativo dos 40 Anos do Conservatório de Musica de Sintra.
06/06, sábado, 21h30 – Largo Fronteiro ao Palácio Nacional de Queluz – Tributo a Dom Nuno Alvares Pereira (Patrono da GNR ascendente direto dos Marqueses de Cadaval). “Carmina Burana” de Carl Orff; ”Cantiones profanae cantoribus et choris cantandae”.
Master Classes
10/05, domingo, 16h30 – Quinta da Ribafria – Edward Luiz Ayres d’Abreu | Raul Lino e a Música.
30/05, sábado, 16h00 – Quinta da Regaleira – Luzia Rocha | A música na Iconografia Romântica.
06/06, sábado, 16h00 – Palácio de Monserrate – Rodrigo Sobral Cunha | O Movimento Romântico em Sintra.
Contrapontos – Quinta da Ribafria
09/05, sábado, 16h30 – Banda Filarmónica de São Bento de Massamá – FilarmoniArtes e Grupo Coral de São Bento de Massamá.
31/05, domingo, 16h30 – Banda da Sociedade Filarmónica União Assaforense.
07/06, domingo, 16h30 – Banda da Sociedade Filarmónica e Recreativa de Pêro-Pinheiro.
Não deixe de marcar presença neste Festival, de excelência, de Sintra. A ir. •
+ Festival de Sintra
+ Festival de Sintra – Programa mais detalhado
© Imagem: pormenor do cartaz de divulgação.
Partilhe com os seus amigos: