“Caleidoscópio”. Eis o nome da exposição de um dos nomes mais ilustres do universo da moda, composta por 16 modelos de várias coleções, realizadas entre 1989 e 2000, a primeira mostra que dá início a uma nova rubrica do MUDE, em Lisboa, os Tesouros da Coleção de Alta-costura.
Da coleção primavera/verão de 2000 (n.º 30)
© Fotografia: Pedro Ferreira
Reconhecido pela exuberância, pela mestria do detalhe e pela infinita capacidade de criar e reinventar, o criador de moda Christian Lacroix apresenta, a todos os visitantes do MUDE – Museu do Design e da Moda, 16 modelos de coleções distintas de alta-costura, três do quais, pela primeira vez, ao público, por palavras suas, sucintamente, descrevem cada uma das peças. O testemunho real de um nome ilustre de um universo singular que, de uma forma tão simples, e com a elegância que lhe é reconhecida, dá a conhecer o seu processo criativo, assim como as suas ideias, histórias e influências na exposição “Caleidoscópio”.
A mostra está patente na sala dos cofres, no piso -1, um espaço museológico, também ele singular, graças ao requinte dos seus materiais e à excelência de cada detalhe concebidos à medida para a sede de Lisboa do Banco Nacional Ultramarino, razão pela qual foi eleito para acolher as peças de alta-costura que integram a nova rubrica da programação do MUDE sob o tema Tesouros da Coleção de Alta-costura.
Christian Lacroix é, deste modo, o primeiro nome a fazer parte deste erário do museu da rua Augusta, em Lisboa, o qual se desdobra em mostras monográficas que dão seguimento ao trabalho que tem vindo a ser feito no âmbito da Coleção Francisco Capelo, e na qual irão passar nomes reconhecidos deste universo da alta-costura, como Madame Grès, Christian Dior, Balenciaga, Jean Paul Gaultier ou John Galliano.
“Caleidoscópio”, com coordenação geral a cargo de Bárbara Coutinho, diretora do museu, a curadoria de Anabela Becho, o design expositivo de Luís Miguel Saraiva e Raquel Santos, e o design gráfico pelas mãos de Paula Guimarães, está de portas abertas a todos a partir de hoje, dia 15 de maio, e aguarda curiosos e apreciadores da alta-costura até até 30 de agosto.
A visitar. •
+ MUDE
© Fotografia de entrada: Luísa Ferreira
Legenda da foto de entrada: Peça n.º 54 da coleção outono/inverno 1995/1996 de Christian Lacroix
Para partilhar com os amigos