João Gil / edpcooljazz’15

Há novo nome para o cartaz 2015 do edpcooljazz: João Gil, que se estreia com “Non-Finito”.

Mais do que um nome, o edpcooljazz anuncia uma estreia para integrar a edição deste ano, um artista bem reconhecido com um novo projeto – “Non-Finito” – que junta algumas das composições mais emblemáticas de um dos maiores compositores da atualidade – João Gil – com originais, levando esse entrelaçado especial e único ao público do edpcooljazz no dia 23 de julho, na primeira parte do concerto de António Zambujo.

Canções como “Perdidamente”, “Saudade”, “Esplanada”, “125 Azul”, “Zorro”, “Loucos de Lisboa” e “Postal dos Correios” persistem na memória dos portugueses e serão interpretadas por grandes vozes no edpcooljazz, em Oeiras, numa noite dedicada à música nacional. Tal como um edifício em permanente construção, João Gil junta o que há de melhor na sua obra e apresenta uma viagem aos grandes momentos, mas também algumas canções originais, numa nova abordagem por um grupo de excecionais músicos e de convidados especiais como Nancy Vieira, Ricardo Ribeiro e Filipe Pinto. “‘Non-Finito’ agrega canções emblemáticas da memória musical portuguesa que é importante recuperar. No fundo, é um juntar de fragmentos mas, como o nome indica, virado para a frente. Para além da revisitação ao passado com interpretações refrescadas, o que estamos a preparar para o edpcooljazz inclui originais que serão estreados nessa noite que acredito que será marcante”, afirma João Gil.

Nessa mesma noite, António Zambujo vai levar ao edpcooljazz alguns dos temas do seu repertório, como é o caso do seu último trabalho “Rua da Emenda”, um disco já galardoado com a marca de Ouro, com a participação dos colaboradores habituais, onde se somam nomes como Samuel Úria e José Fialho Gouveia, e talentos como Noel Rosa ou Serge Gainsbourg, lado a lado com os contemporâneos Jorge Drexler, Rodrigo Maranhão ou Pedro Luís.

Recorde-se que o cartaz desta 12.ª edição do edpcooljazz conta já com nomes de luxo como Chick Corea & Herbie Hancock (19 de julho, Jardins Marquês de Pombal), Mark Knopfler (28 de julho, Parque dos Poetas), Melody Gardot, primeira parte Pierre Aderne (29 de julho, Jardins Marquês de Pombal), Lionel Richie – All the Hits, All Night Long (30 de julho, Parque dos Poetas) e Caetano & Gil – Dois Amigos, Um Século de Música (31 de julho, Parque dos Poetas).

Um festival obrigatório no seu verão. A ir! •

+ edpcooljazz
+ edpcooljazz’15 na Mutante
+ João Gil
© Fotografia: João Gil.

Partilhe com os seus amigos:

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.