Em Leiria, há “Música no Castelo” que levará dança, música e teatro a casa de Reis e Rainhas.
Neste último fim-de-semana de junho, 27 e 28 de junho, o Castelo de Leiria será invadido por muita animação com música, dança, teatro e ateliers/workshops para todas as idades e outras atividades para a família, para alunos do pré-escolar e 1.º ciclo. Organizado pelo Orfeão de Leiria, o “Música no Castelo” destacar-se-á ainda os Blues e a magia. Na sua 2.ª edição, o “Música no Castelo” reúne as diversas classes do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes e conta com a apresentação de inúmeras obras inéditas da autoria de professores e alunos das escolas de Música e Dança do Orfeão de Leiria, numa forma de dar voz à cidade. Serão apresentadas as obras “Requiem para um gato”, “Como é que eu vim aqui parar?”, “Quando as cigarras cantam” e o projeto “Call for Scores”, este ano sob o tema “Direitos Humanos” que deu o mote para o desenvolvimento das várias composições livres dos alunos – compositores.
As sete vidas de um gato darão o mote para a obra de música e dança que estará no grande palco do Castelo com “O Requiem para um gato”: um olhar pela vida dos homens, um traço pelo pensamento e ação do homem em sociedade e uma metáfora sobre a relação das crianças com os animais através da música. Mas todos os recantos do Castelo terão a sua história para contar e em cena estarão lado a lado professores e alunos das várias classes de música e dança que nos convidam a embarcar no mundo mágico dos sons e do movimento enquanto nos perguntamos “Como é que eu vim aqui parar?” Uma iniciativa interessante e de louvar para dar espaço a quem escolhe fazer da música um caminho, uma forma de estar.
Povoado de palcos diversos e propostas aliciantes, o “Música no Castelo” chama a si pequenos e grandes artistas onde se espelha o trabalho e criatividade das várias classes do Orfeão de Leiria, entre elas o Grupo de Metais, Orquestra de Sopros, Saxofones, Trompas, Quarteto de Clarinetes, Ensemble de Oboés, Quarteto de Flautas, Quinteto Judaico, Orquestra de Guitarras, Solo e Duo de Violoncelos, Percussão e saxofone, classes de Canto, Coro de iniciados, Coro do Orfeão de Leiria e coro Sénior, Big Band, Blues para todos, Dança Jazz, Crescendo Juntos com as Artes, workshop de dança “E quando as letras dançam?”, workshop de teatro, sessão de magia e ainda um espaço para massagens. Imperdível. Dias 27 e 28 de Junho o Castelo de Leiria ilumina-se de arte e ofícios que engalanam a cidade e as gentes que valorizam o seu património e as suas jovens promessas que têm na música e na dança uma paixão.
Os bilhetes encontram-se à venda na bilheteira do Teatro José Lúcio da Silva (e online do site do TJLS), e no Castelo de Leiria no dia 27 junho (das 14h00 às 21h00), e no dia 28 junho (das 12h00 às 18h00). Está lançado o convite para uma visita ao Castelo, com animação sem para, seja bem-vindo à “Música no Castelo”!
+ Orfeão de Leiria Programa
© Imagem: Pormenor do cartaz de divulgação.
Partilhe com os seus amigos: